Você está aqui

Desempenho da indústria gaúcha tem a quinta queda seguida

 
O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) no Estado, levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), caiu 0,3% na passagem de julho para agosto, ajustado sazonalmente. Foi a quinta retração seguida e atingiu o nível mais baixo da série histórica iniciada em 2003. Em relação ao mesmo mês de 2014, o recuo somou 10%.
 
De acordo com o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, essa situação impacta a confiança dos empresários gaúchos. “Há muitas incertezas geradas pelo cenário de instabilidade política, ajuste fiscal, juros elevados, aumento de custos e falta de crédito, além da contração do consumo doméstico, que deverá se aprofundar com maior desemprego. Tudo isso mantêm as perspectivas futuras desfavoráveis para produção, emprego e investimentos”, avaliou.
 
O resultado de agosto ante julho refletiu a queda generalizada das variáveis do IDI-RS, com exceção da Utilização da Capacidade Instalada (UCI),  que ficou estável. As perdas vieram do faturamento real (-3,9%), emprego (-1,2%), massa salarial real (-1,0%), horas trabalhadas na produção (-0,8%) e compras de insumos e matérias-primas (-0,6%). 
 
No acumulado dos primeiros oito meses do ano, o desempenho das indústrias no Estado demonstrou ainda mais o aprofundamento do processo econômico recessivo. Em comparação com igual período do ano passado, o recuo de 8,3% foi o mais intenso desde 2009. Dos 17 setores pesquisados, 14 desaceleraram. As principais influências negativas vieram de Veículos Automotores (-22,4%), Móveis (-14,8%), Máquinas e Equipamentos (-14,2%) e Metalurgia (-10,9%). 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado Terça-feira, 6 de Outubro de 2015 - 14h14