Dilma homenageia brasileiros que venceram torneio de profissões das Américas

A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, recebeu nesta terça-feira (27) os alunos do Senai-RS que integraram a equipe brasileira no WorldSkills Americas, em abril, na Colômbia, e conquistaram medalha de ouro nas suas ocupações. Pablo Facchin (Instalação Hidráulica e a Gás, da AEP Senais da Construção Civil); Mateus Zitkoski (Mecânica de Automóveis, CT Automotivo Senai); e Diego Basso e Mateus Gaspary de Freitas (Mecatrônica, CT de Mecatrônica Senai) foram primeiros colocados nas suas modalidades. O Brasil é o País com maior número de medalhas na terceira edição da competição interamericana de profissões técnicas. "É uma honra ter vocês aqui, e, sobretudo, é a certeza que o futuro está em vocês. Está no fato de que o nosso país precisa tanto de universitários, cientistas, pesquisadores, mas precisa muito de técnicos e tecnólogos. Sem isso nós, de fato, não faremos esse casamento essencial entre ciência e indústria", disse a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, para a equipe brasileira formada por 30 estudantes do Senai e quatro do Senac.

Para premiar os estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional que representaram o Brasil no torneio, a presidenta anunciou que os campeões da WorldSkills terão prioridade na seleção para o Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que dá bolsa para alunos de cursos superiores estudarem em universidades no exterior. Os critérios para premiar os medalhistas da WorldSkills que optarem por cursar o ensino superior serão definidos nos próximos editais do Ciência sem Fronteira. O WorldSkills Américas, torneio interamericano de profissões técnicas, reuniu 186 jovens de 17 países entre 1º e 6 de abril em Bogotá, na Colômbia.

A equipe brasileira que participou da WorldSkills Americas conquistou 30 medalhas, sendo 25 de ouro, quatro de prata e uma de bronze. A disputa reuniu jovens em modalidades profissionais como mecatrônica, instalação hidráulica, tecnologia da moda e desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets. Nas provas, os estudantes executaram tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram, seguindo padrões internacionais de qualidade. Venceram aqueles que conseguiram resolver o desafio dentro do menor prazo e também com o menor número de falhas.

O Senai também é o principal parceiro do governo federal no Pronatec. "Neste ano, o Senai vai chegar a 4 milhões de matrículas via Pronatec. Estamos preparando esses jovens para o futuro do Brasil com o apoio que o governo tem dado ao ensino profissionalizante", afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que também participou do encontro no Palácio do Planalto.

Publicado Terça-feira, 27 de Maio de 2014 - 0h00