AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555

Embaixadores da Liga Árabe prospectam negócios no Rio Grande do Sul

Relações Internacionais

Representantes do Conselho de Embaixadores da Liga Árabe estiveram na sede da FIERGS, nesta quarta-feira, para tratar da aproximação comercial destes países com o Brasil. Participaram do encontro integrantes do Catar, Tunísia, Egito, Arábia Saudita, Sudão, Iraque, Kwait, Argélia, Síria, Líbano, Marrocos, Omã, Jordânia e do Estado da Palestina.

Na abertura do evento, o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, destacou a importância estratégica da complementaridade do fluxo comercial que envolve estes países e o Brasil. "O cruzamento das exportações do Brasil para o mundo e aqueles itens mais importados pelos países árabes formam uma interessante pauta de oportunidades que podemos trabalhar, que inclui, entre outros setores, construção, alimentos, têxteis, móveis e decoração, e produtos médico-hospitalares", ressaltou.

Para o vice-decano do Conselho dos Embaixadores Árabes, Ramez Zaki, Odeh Goussous, e o secretário geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Abdo Alaby, as perspectivas de crescimento de negócios são animadoras. Ambos fizeram questão de enfatizar os valores negociados entre o Brasil e os países da Liga Árabe. "O saldo comercial brasileiro é de US$ 1,5 bilhão em relação à nossa região, mas em compensação, temos um saldo positivo em relação ao Rio Grande do Sul de quase US$ 600 milhões. Precisamos aumentar a quantidade de itens comercializados, hoje reduzida a poucos produtos", comentou Alaby.

Na reunião de trabalho, foram feitas apresentações detalhadas a respeito da economia do Estado e também dos países representados no encontro.