Empresário gaúcho mostra otimismo moderado em janeiro

A implementação de medidas governamentais voltadas ao aumento da competitividade colaboram para manter positiva a expectativa dos industriais gaúchos no primeiro mês do ano. Entretanto, ela segue contida, em função do cenário de incertezas e o temor pela ameaça de aceleração da inflação. O resultado deste levantamento encontra-se no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS) de janeiro, divulgado nesta segunda-feira (4) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. O ICEI/RS alcançou 55,8 pontos, praticamente o mesmo valor de dezembro (55,9 pontos). "O ano de 2013 será melhor do que 2012. A perspectiva é de crescimento da indústria gaúcha, após os modestos desempenhos dos últimos dois anos", afirmou o presidente da entidade, Heitor José Müller.

O indicador de condições atuais. em comparação com o último semestre, porém, voltou a sinalizar uma piora. Após dois meses, ficou novamente abaixo dos 50 pontos: 48,1. Mas as perspectivas para o primeiro semestre de 2013 melhoraram, na opinião dos empresários entrevistados, alcançando 59,7 pontos. Em dezembro, a pesquisa indicava 58,6 pontos neste item.

Segundo análise dos empresários, as condições da economia brasileira foram prejudicadas nos últimos seis meses (43,7 pontos): 34,2% percebem uma piora. Apenas 7,4% citaram que houve melhoria no período. A mesma perspectiva negativa foi apontada para a economia gaúcha: os 42,5 pontos representam queda de 3,2 pontos em relação a dezembro de 2012. Finalmente, em relação à empresa, a avaliação segue neutra. Os 50,3 pontos, porém, mostram uma queda de dois pontos na comparação com o último mês de 2012.

Tanto para a economia brasileira (55,5 pontos), como para a gaúcha (54,7) ou para a própria empresa (61,8), a expectativa dos entrevistados é positiva para os próximos seis meses. Neste aspecto, destaca-se o aumento do otimismo em relação à economia do Rio Grande do Sul, 3,1 pontos acima do demonstrado em dezembro. Além disso, segundo 33% dos empresários gaúchos, a situação do País irá melhorar. Apenas 12% acreditam no contrário.

Publicado segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2013 - 0h00