O Senai-RS entregou na última terça-feira (20) certificados para 47 empresas que participaram do programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa do Ministério do Indústria, Comércio Exterior e Serviços desenvolvido por meio de consultoria conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As empresas participantes, da região de Bento Gonçalves, aumentaram sua produtividade em 44% em média, com redução do retrabalho em 52% e melhora nos processos em 55%.  O programa busca, com modificações rápidas e de baixo custo nas empresas, alcançar ganhos expressivos de produtividade por meio de técnicas de manufatura enxuta (Lean Manufacturing). Na prática, ao final de três meses (entre diagnóstico, planejamento, execução e resultados) a meta é que a empresa aumente em, pelo menos, 20% sua produtividade.

Participaram indústrias de até 200 funcionários dos setores Moveleiro e  Metalmecânica. O total dos recursos investidos é R$ 18 mil, sendo R$ 15 mil do Programa e R$ 3 mil a contrapartida da empresa. Os resultados também apontaram que em pouco mais de sete dias, a empresa já conseguia reaver o valor investido. A Ágape Estofados de Bento Gonçalves teve aumento de produtividade de 80%, conforme seu diretor Vagner Schuvartz. “Fabricávamos 10 estofados por dia e passamos a 18, com redução do desperdício em 81%”. Para a avaliação dos resultados, são utilizados quatro indicadores: - Capacidade Produtiva: o aumento da quantidade de unidades produzidas em um espaço de tempo; - Movimentação: a diferença entre o tempo de movimentação antes e depois do programa; - Qualidade: a diferença entre o retrabalho antes e depois do programa; - Retorno financeiro: a diferença entre o retorno financeiro e o que foi investido no programa.

Crédito foto: Divulgação

Publicado sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018 - 14h14