Você está aqui

Desmitificando o e-Social foi o tema do Encontro com Contadores, realizado pela FIERGS, por meio do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial (Conase); sindicatos industriais, e pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI, nesta quarta-feira (24). “A atuação conjunta com contadores e sindicatos traz muitos benefícios para as empresas”, disse o diretor do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS), Guilherme Scozziero Neto, na abertura do evento, que teve participação também do vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Márcio Schuch Silveira. Scozziero propôs uma reflexão aos empresários, ressaltando ser fundamental se informarem sobre a atuação de seus respectivos sindicatos e no que eles podem agregar.

O e-Social é um projeto do governo federal que coleta informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas às contratações e as mantêm em um ambiente virtual. Em sua palestra, o contador e consultor da CNI Vicente Sevilha explicou que o e-Social trouxe uma mudança profunda no cotidiano das empresas, pois a partir da implantação todas as informações sobre os funcionários passam a ser armazenadas “nas nuvens”, permitindo, por exemplo, que a fiscalização seja feita em tempo real pelas autoridades.

A advogada trabalhista e previdenciária, especialista em e-Social e Segurança do Trabalho, Lisiane Mariense, do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), abordou o tema a Implantação do e-Social – Saúde e Segurança no Trabalho. O apoio para a realização do evento foi do CRCRS e do Sesi-RS.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 24 de Outubro de 2018 - 0h00