Estância Velha e Parobé inauguram Indústria do Conhecimento

"Ao inaugurar mais uma unidade da Indústria do Conhecimento, tenham a certeza que Estância Velha está contribuindo para que trabalhadores e empresas possam produzir melhor e promover a qualidade de vida de seus cidadãos". Com esta mensagem, o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, abriu as portas, nesta quinta-feira, da Indústria do Conhecimento na cidade de Estância Velha, em parceria com a prefeitura municipal. Müller, que ainda à tarde inaugurou outra unidade do mesmo projeto em Parobé, lembrou que as instituições do Sistema FIERGS investem na educação, no conhecimento e em novas tecnologias, porque este é um meio de ajudar a realização pessoal e profissional dos empregados da indústria. "Por outro lado, este tipo de investimento melhora a produtividade e a competitividade das empresas que necessitam disputar mercados globalizados", disse.

Segundo ele, todo este conjunto de atividades educacionais, somando a campanha institucional do Sistema FIERGS intitulada "Educar para Transformar", reforça o compromisso da indústria em contribuir para ampliar o acesso ao conhecimento para toda a sociedade gaúcha.

Em Parobé, a ação também é com a prefeitura. O presidente da FIERGS ressaltou a importância da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada, que permite "implementar a disseminação da educação e do conhecimento".

O prefeito de Estância Velha, José Waldir Dilkin, destacou a importância da unidade para o aumento do conhecimento. "Será mais um elemento para melhorar a qualidade de vida, contribuindo assim para o desenvolvimento da região", afirmou.

O presidente do Conselho Consultivo do Sesi de Parobé, Marco Antônio Coutinho, observou que "o conhecimento é o bem mais precioso que uma pessoa pode ter" e também enfatizou o trabalho do Sesi e da FIERGS em prol de uma educação de qualidade. Prefeito Parobé, Claudio Roberto Ramos da Silva elogiou a iniciativa, lembrando que será "muito bem aproveitada também pelos trabalhadores das indústrias calçadistas".

O presidente da FIERGS entregou duas placas de homenagem para a empresa Bibi Calçados e para o Rotary Club de Parobé pela contribuição na conclusão da obra.

O centro multimeios, composto por biblioteca, DVDteca e computadores com acesso à internet, está na rua Ruy Barbosa, s/ nº, no Centro de Estância Velha. Em Parobé, na rua João Mosmann, s/nº. Os ambientes dos módulos são projetados de forma a facilitar a acessibilidade física.

O Sesi Indústria do Conhecimento constitui-se como um polo difusor de informação e cultura, centro de educação continuada, núcleo de lazer e entretenimento, estimulando a leitura e pesquisa, bem como a criação e a utilização dos mais diversificados bens artístico-culturais. A intenção é promover a inclusão digital, pelo acesso às Tecnologias de Informações e Comunicação (TICs) e à internet, e melhorar a qualidade da educação básica, à medida que possibilita aos alunos − crianças, jovens ou adultos − e aos professores o acesso a fontes de informação.

Localizada no Vale dos Sinos, Estância Velha conta com 645 indústrias, que empregam 8,9 mil trabalhadores. Parobé tem 647 indústrias que ocupam 12,2 mil pessoas.

Publicado sexta-feira, 15 de Novembro de 2013 - 0h00