Estado participa do Focem com 19 empresas

O Rio Grande do Sul participará com 19 empresas do Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva no Âmbito do Mercosul (Focem Auto). A iniciativa é executada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e cofinanciada pelo Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem). O anúncio oficial ocorrerá no dia 14 de março, em Caxias do Sul, com o apoio da FIERGS, Simecs, Sindipeças e Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento.

Com prazo de execução de 24 meses e abrangência no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, os projetos beneficiarão aproximadamente 100 empresas de pequeno e médio porte que atuam no setor automotivo do Mercosul. Desse total de vagas, 19 foram conquistadas por PMEs localizadas no Estado.

O Focem Auto faz parte do Programa de Desenvolvimento da Competitividade do Focem e visa fomentar o processo de adensamento e integração produtiva da cadeia automotiva do Mercosul − incluindo montadoras, máquinas agrícolas automotrizes e, em especial, a indústria de autopeças no bloco. A meta é fortalecer a competitividade de pequenos provedores de autopeças por meio de atividades de capacitação tecnológica e de acesso a oportunidades de negócios das empresas.

O orçamento total do Focem Auto envolve US$ 3.929.244, sendo US$ 2.960.881,12 oriundos do Focem e US$ 968.362,88 da ABDI. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é o supervisor desta iniciativa no Brasil. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, o MDIC delegou à ABDI a missão de coordenar a gestão e execução das atividades.

Publicado sexta-feira, 8 de Março de 2013 - 0h00