Você está aqui

FIERGS defende a reindustrialização como melhor programa social para o País

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, afirmou nesta quinta-feira, em Novo Hamburgo, que o melhor programa social para o País é a reindustrialização. "Não há desenvolvimento sustentado sem indústria", disse ele, que fez palestra aos empresários da região a convite da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH), na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. "O Brasil deve alinhar a sua estratégia de desenvolvimento no sentido de apoiar e estimular a expansão das indústrias", salientou, destacando ser necessária uma política de desenvolvimento industrial com programas de curto, médio e longo prazos. "Os segmentos já consolidados devem ser estimulados juntamente com as atividades que formam a Nova Economia do Rio Grande do Sul", ressaltou.

Müller comentou ainda que as indústrias nacionais estão com menos resistência frente à concorrência internacional e que é preciso mudar o perfil da pauta exportadora. "A participação de produtos industrializados nas exportações brasileiras vem caindo, de 59% no ano 2000, ficou em 37% no ano de 2012. Se essa tendência não for revertida, seremos uma grande feira livre de importados", destacou. Conforme ele, o rebaixamento da nota do Brasil por uma agência classificadora de risco é um alerta. "Desde 2007, a produção industrial física no País não cresceu. Estamos estagnados, gerando empregos, renda e oportunidades em outras nações das quais importamos produtos muitos similares aos que produzimos internamente", alertou.

Ele afirmou que reindustrializar não é só uma questão econômica. "Tem resultados sociais diretos", lembrou. "Também significa interiorizar o desenvolvimento. Onde tem indústria, tem crescimento. Precisamos de uma agenda de impacto pela reindustrialização do Brasil e do Estado. Essa é a bandeira da FIERGS em 2014", concluiu.

O presidente da ACI-NH, Marcelo Clark Alves, ressaltou ao abrir o evento que são necessárias medidas mais impactantes por parte do governo federal para melhorar o cenário para o setor produtivo.

Publicado sexta-feira, 27 de Junho de 2014 - 0h00