Você está aqui

FIERGS disponibiliza Guia Especial para as Oficinas de Diagnóstico

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Rio Grande do Sul, um instrumento de planejamento de ordenamento de uso de território, chegará a sua segunda etapa de consultas à sociedade em junho. Para tanto, serão realizadas as oficinas de diagnóstico, em diferentes cidades gaúchas. Com o objetivo de incentivar as indústrias a participarem ativamente da construção de todo o processo que vai resultar no ZEE, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio de seu Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Codema), elaborou um guia especial para auxiliar empresários e seus representantes nas oficinas. O documento está disponível de forma didática e bastante informativa. Para obtê-lo, basta solicitá-lo pelo email codema@fiergs.org.br


O coordenador do Codema, Walter Fichtner, destaca que, a partir do ZEE, serão apresentadas zonas com indicação de escalas de vulnerabilidade ambiental. “Essas escalas classificarão as áreas geográficas com maior ou menor grau de restrição às atividades produtivas”. Para o empresário, a mobilização para que as indústrias estejam envolvidas na fase das oficinas é importante no sentido de conquistar equilíbrio com os demais representantes da sociedade. “Se contarmos com a participação de empresas locais da agenda proposta em todo o Estado, estaremos contribuindo pelo ZEE-RS. Que  ele espelhe a realidade do Estado e acolha os anseios regionais”, comenta.

O guia para a participação nas oficinas de diagnóstico oferece orientações na expectativa de que em cada região se consiga o maior número possível de participantes. No total, serão quatro etapas de consulta à sociedade. Nos meses de março e abril já ocorreram as oficinas de pré-diagnóstico. Entre maio e junho ocorrem as atividades de diagnóstico. No segundo semestre, serão apresentados os resultados da segunda etapa e os prognósticos do Zoneamento Ecológico Econômico no Estado. 

Quando e onde se realizam as oficinas de diagnóstico
(para informações sobre endereços e confirmação das datas, consulte o site, pois as datas podem ser alteradas)

DATA    CIDADE
30/05    Porto Alegre
06/06    Alegrete
07/06    Santa Maria
08/06    Santa Cruz do Sul
13/06    Bagé
14/06    Pelotas
20/06    Santa Rosa
21/06    Passo Fundo
22/06    Caxias do Sul
26/06    Osório
28/06    Porto Alegre
 

Publicado sexta-feira, 5 de Maio de 2017 - 15h15