FIERGS e Confederação das Indústrias Indianas articulam entendimento

"O Brasil vende para a Índia apenas 0,55% do total exportado pelo país e compra somente 0,51% do que importa. Isso demonstra que ainda há um grande potencial para o incremento do comércio entre os dois países", afirmou o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller, na abertura do 2º Conclave Índia − América Latina e Caribe. "Este ano, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul realizou duas missões empresariais à Índia, o que demonstra um grande interesse de empresas gaúchas", destacou.

Para promover a cooperação econômica e industrial e fomentar atividades para o avanço industrial e tecnológico, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e a Confederação das Indústrias Indianas (CII) acertaram um Memorando de Entendimento. O documento foi assinado pelo vice-presidente da FIERGS, Humberto Busnello, e pelo diretor da CII, Neville Mevawalla, na abertura do evento promovido pela Federação das Indústrias do RS em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e Caixa RS que reuniu empresas dos dois países, na manhã desta terça-feira (dia 11), na sede da entidade.

O diretor da CII, Neville Mevawalla, explicou que seu país, assim como o Brasil, aprendeu muito com a experiência do desenvolvimento. "Nos últimos anos, a média de crescimento do PIB na Índia tem sido de 8,6%", disse. "São dois países emergentes que agora precisam de uma nova agenda de cooperação entre eles", afirmou, lembrando que a Confederação da Indústria Indiana tem como objetivo ser uma facilitadora de negócios entre empresas de seu país e do mundo.

A comitiva indiana, formada por 27 pessoas, esteve ontem em Belo Horizonte e segue ainda nesta terça-feira para São Paulo. São 18 empresas das áreas de TI, agribusiness, construção civil, máquinas agrícolas, móveis, autopeças, alimentos, mídia, infra-estrutura, produtos odontológicos, utensílios para casa, consultoria e educação superior. Após o seminário, foram realizados encontros de negócios com 50 empresas gaúchas.

Publicado Terça-feira, 11 de Dezembro de 2007 - 0h00