FIERGS entrega Prêmio Mérito Industrial 2007

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre, afirmou em seu pronunciamento na cerimônia de entrega do Prêmio Mérito Industrial 2007 que tecnologia e inovação são os fatores que definirão o futuro econômico e social do País. "Ou teremos sucesso na economia planetária que se avizinha, ou vamos amargar o fracasso de o País ficar eternamente como supridor de matérias-primas para o mundo". Os industriais Francisco Renan Proença (presidente do grupo Fasolo), Marlin Kohlrausch (presidente da Calçados Bibi), Raul Heller (diretor-presidente da Copé & Cia.) e Paulo Muller (diretor-presidente do Curtume AP Muller) receberam a premiação na noite desta terça-feira, no Salão de Convenções da entidade.

Tigre lembrou que a FIERGS está articulada em nível estadual e nacional, destacando o trabalho de formação de técnicos e tecnólogos pelo Senai, além de manter um circuito de interlocução com as Universidades gaúchas, aproximando a academia do setor produtivo. "Mas, não há como levar adiante a bandeira da tecnologia e da inovação sem um ambiente receptivo as ações práticas necessárias", salientou. "O Executivo, o Legislativo e o Judiciário são essenciais para que tenhamos, no seu conjunto, um ambiente harmônico favorável à inovação e aos novos empreendimentos, sem travas meramente burocráticas e muito menos ideológicas. Gostaria, sinceramente, de que as autoridades aqui presentes levassem esta mensagem a seus pares", disse ele.

Tigre afirmou ainda que o Sistema FIERGS sempre teve um olhar voltado para o longo prazo, destacando a elaboração da Agenda Estratégica RS 2020. "A partir dos exemplos do Mérito Industrial de 2007, somados à visão estratégica para o Estado, com a ajuda de todos os que aqui estão, temos a certeza de que poderemos, sem sombra de dúvida, construir o Rio Grande que queremos: o melhor Estado para se viver e trabalhar", sentenciou.

A governadora Yeda Crusius saudou os ganhadores do Mérito Industrial Rio Grande do Sul 2007 afirmando que é através da indústria que se constrói um pólo gerador de inovações e investimentos. "Os agraciados neste ano somam-se aos premiados nos anos anteriores, e sei o quanto cada um é importante no cotidiano do Rio Grande do Sul, seja pela liderança, pelo caráter empreendedor ou pelas pessoas que são", disse ela.

Criado em 1971, o Mérito é uma tradicional premiação concedida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, através de seu Conselho de Representantes, distinguindo industriais com marcante atuação na comunidade e no meio empresarial. Os agraciados, indicados por sindicatos e entidades de classe, foram escolhidos por comissão especial do Sistema FIERGS.

Publicado quarta-feira, 23 de Maio de 2007 - 0h00