FIERGS envia documento a Legislativo e Executivo

A Federação e o Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul enviaram nesta terça-feira documento que sintetiza as expectativas da indústria em relação aos eleitos democraticamente em 2006 e que passam a atuar, a partir do primeiro bimestre deste ano, nos cargos do Executivo e do Legislativo. A ''Carta pelo Futuro do Rio Grande'' reforça a posição de definir rumos que levem ao desenvolvimento de toda a sociedade gaúcha.

O documento é destinado à governadora Yeda Crusius, ao vice-governador Paulo Afonso Feijó, aos deputados estaduais com mandato em vigor e aos que assumirão em 31 de janeiro e também à bancada gaúcha no Congresso Nacional. A carta pede aos eleitos que ''antes da primeira iniciativa ou projeto, antes de cada decisão, antes de cada voto '' examinem detidamente se os efeitos decorrentes estarão em sintonia com o processo de desenvolvimento econômico e social sustentado que todos aguardam com expectativa; evitem o retrocesso de resolver os problemas do Estado e da máquina pública jogando o ônus sobre os cidadãos; e exercitem o prévio diálogo com as representações sociais formalmente constituídas, permitindo que as posições assumidas privilegiem a racionalidade e a visão de longo prazo¿.

O documento destaca que a sociedade gaúcha realizou ao longo do ano passado um planejamento estratégico a fim de alavancar o desenvolvimento econômico do Estado. "A Federação e o Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul apóiam as propostas firmadas pelos mais diversos segmentos que participaram da primeira etapa de elaboração da Agenda Estratégica RS 2020", registra a Carta. As duas entidades reforçam ainda que ''as mudanças e a modernidade requeridas na gestão dos destinos do nosso Estado dependem de todos nós, mas principalmente daqueles que iniciam seus mandatos este ano''.

Publicado Terça-feira, 2 de Janeiro de 2007 - 0h00