Você está aqui

Aproximar e facilitar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas e, assim, estimular a competitividade entre elas é o objetivo do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC),  lançado oficialmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), com coordenação e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira. A meta é criar estruturas como essa nas 27 unidades da federação. "O crédito é uma questão muito sensível em um País com dificuldade de acesso ao capital como o nosso. A crise que vivemos é um momento de reflexão, no qual as empresas precisam se reorganizar para que possam voltar a crescer e ter bons resultados. A ideia do núcleo é contribuir com essa retomada de resultado, por meio da facilitação do acesso das micro, pequenas e médias empresas ao crédito", declarou o diretor da FIERGS, Thômaz Nunnenkamp, na abertura do evento.
 
A iniciativa é coordenada pelo Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi), da FIERGS, com a meta de ampliar os serviços já disponibilizados pelo Posto de Informações FIERGS/BNDES há quase uma década. A proposta é de que, antes de procurar a instituição financeira na busca por financiamento, as micro, pequenas e médias indústrias consultem o NAC para obter orientação. A ideia é prover demanda qualificada para o crédito e viabilizar os investimentos industriais e de novos negócios.
 
Para isso, vai oferecer orientação, capacitação, assessoria e consultoria ao crédito, por equipe qualificada, com o objetivo de aproximar a demanda e a oferta de crédito, bem como articular novas linhas de e melhores condições de financiamento junto a instituições financeiras. “Queremos ajudar a criar créditos específicos para as necessidades das indústrias de um determinado setor industrial, ou mesmo para demandas específicas, como adaptações a normas regulamentadoras, a exemplo da NR-12", explica a economista da CNI Maria Aparecida Bogado, especialista em financiamento e investimento, que veio apresentar o projeto.
 
A Unidade de Estudos Econômicos da FIERGS trouxe dados de uma pesquisa sobre a situação do crédito para as indústrias. De acordo com o levantamento, 32,3% das pequenas empresas consultadas não conseguiu contratar ou renovar crédito nos últimos três meses. As principais consequências pelo não recebimento do montante solicitado pelas companhias desse porte foram: atrasos de pagamentos a fornecedores, perda de oportunidade de negócios e atraso de pagamento de tributos.  
Representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul apresentaram as soluções já oferecidas pelas instituições financeiras para essas empresas.
 
À tarde, houve o curso Educar para o Crédito, incluindo temas como “A evolução do crédito no Brasil”, “Como identificar a necessidade de crédito”, “Principais conceitos na área de crédito”, “O que o banco pode me oferecer?”, “O que o banco analisa para conceder o crédito?”, “Minhas possibilidades como consumidor bancário”, “Dicas para uma boa gestão financeira” e “Eu e a minha rota de futuro”.
 
Na terça-feira, Suzana Squeff, da gerência de Política Industrial da CNI; apresentou o NAC durante a Reunião de Diretorias FIERGS/CIERGS.   
 
Crédito foto: Dudu Leal
 
Publicado quarta-feira, 23 de Novembro de 2016 - 16h16