O Seminário Bilateral Oportunidades de Negócios foi um dos primeiros compromissos da delegação oficial gaúcha nesta segunda-feira, 13 de março, em Mendoza, na Argentina. O evento técnico faz parte da agenda para incrementar as relações comerciais entre o Estado e o país vizinho. A vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Maristela Longhi, acompanha a comitiva, formada por gestores, empresários e liderada pelo governador do Estado, José Ivo Sartori. O grupo foi recepcionado pelo ministro de Economia, Infraestrutura e Energia, Martín Kerchner Tomba, na Enoteca Centro Temático do Vinho.

A presença da FIERGS na delegação tem o propósito de participar de negociações bilaterais e verificar novas possibilidades de cooperação e mercados para a indústria gaúcha. Para Maristela, o momento é de trabalhar para estimular as exportações. “Nossa balança comercial é deficitária. Enquanto importamos US$ 1,9 bilhão, exportamos apenas US$ 1,3 bilhão para a Argentina. Com a posse do presidente Macri superamos uma série de barreiras comerciais e sentimos na prática o interesse de fortalecer o Mercosul e equilibrar as relações econômicas entre os países”, afirma.

Maristela participou de duas reuniões temáticas, uma sobre energias renováveis e outra com federações econômicas e industriais. Já o coordenador do Conselho de Agroindústria da entidade (Conagro), Marcos Oderich, que também integra a comitiva, teve encontro setorial com representantes da Cámara de la Fruta Industrializada de Mendoza (CAFIM), a Asociación de Productores y Empacadores de Fruta Fresca (ASPEFF) e a Cámara e Productores y Empacadores de Ajo (Asocamen).

Conforme informações do governo do Rio Grande do Sul, os debates consolidam acordos e alinham parcerias que devem ser formalizadas durante o Encontro Brasil Sul Argentina, marcado para 31 de março, em Porto Alegre. Na terça-feira, a delegação terá compromissos em Misiones.

Publicado segunda-feira, 13 de Março de 2017 - 17h17