Você está aqui

Gaúchos são ouro no WorldSkills Americas

Os alunos do Senai-RS que integraram a equipe brasileira no WorldSkills Americas, de 1º a 5 de abril, em Bogotá (Colômbia), receberam medalha de ouro nas suas ocupações. Pablo Facchin (Instalação Hidráulica e a Gás, da AEP SENAI da Construção Civil de Caxias do Sul); Mateus Zitkoski (Mecânica de Automóveis, CT Automotivo SENAI de Caxias do Sul); e Diego Basso e Mateus Gaspary de Freitas (Mecatrônica, CT de Mecatrônica SENAI de Caxias do Sul) foram primeiro colocados nas suas modalidades. O Brasil é o país com maior número de medalhas na terceira edição da WorldSkills Americas, a competição interamericana de profissões técnicas. Na cerimônia de encerramento realizada neste domingo, 6 de abril, foram anunciadas as 25 medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze para a delegação brasileira, que competiu em 31 modalidades profissionais.

A equipe brasileira que participou da WorldSkills Americas foi formada por 34 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional. Desses, 30 são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nas provas, os estudantes precisam executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram, seguindo padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que conseguem resolver o desafio dentro do menor prazo com o menor número de falhas.

A WorldSkills Americas (WSA) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, e tem como principal objetivo, propiciar a melhoria de qualidade da Educação Profissional, por meio de intercâmbio entre os países da América do Norte, América Central, Mar do Caribe e América do Sul, envolvendo governos, indústrias, comércio e instituições de educação profissionalizante. A WorldSkills Americas trabalha conjuntamente com a WorldSkills International.

A competição, que reuniu 186 jovens, teve, no total, 36 modalidades profissionais, das quais cinco ocorreram de forma demonstrativa. O Brasil alcançou a maior pontuação entre todas as delegações (16.755 pontos), mais de 3 mil pontos à frente da Colômbia, a segunda colocada, com 13.029 pontos. Esse somatório leva em conta o desempenho de toda a delegação de cada país.

Publicado segunda-feira, 7 de Abril de 2014 - 0h00