O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry, está em Durham, Inglaterra, liderando uma missão empresarial gaúcha àquele país. O primeiro dia da comitiva foi na Escola de Negócios da Universidade de Durham, onde ocorreu um seminário com Petry como convidado especial e apresentou os atrativos do Rio Grande do Sul para investimentos daquele país. Além de participar do seminário "Exporta um Challenging Times", os empresários estiveram em reuniões individuais com participantes chaves do evento, como a NEPIC, cluster que reúne empresas do setor petroquímico, farmacêutico e suas respectivas cadeias produtivas; e do Banco Santander, player para as empresas exportadoras do Reino Unido.

Petry ainda participou de uma mesa-redonda sobre políticas públicas e o apoio às pequenas e médias empresas, com o presidente da Federação de Pequenas Empresas da Inglaterra, Martin McTague, a quem presenteou com um livro sobre o Rio Grande do Sul.

No segundo dia da missão, a comitiva esteve em um almoço com o diretor para a América Latina do DIT - Department of International Trade, George Middleton, e com o diretor regional da CBI (Confederation of British Industry, congênere da CNI), Alistair Westwood. À noite, no jantar oferecido pela Escola de Negócio de Durham, o presidente da FIERGS conversou com a reitora Susan Hart. "Esta missão à região Nordeste da Inglaterra, em parceria com a Escola de Negócios da Universidade de Durham, pode alavancar boas oportunidades para o Rio Grande do Sul. A equipe liderada pelo Prof. Dr. Jorge Lengler está de parabéns pela organização e qualidade do seminário e da mesa-redonda”, relatou Petry à reitora. “A presença de importantes  entidades empresariais e representantes de instituições relevantes na região deram muito prestígio ao evento. Temos muito interesse em dar continuidade nesta aproximação, que pode ser estratégica para aumentarmos a corrente de comércio entre ambas regiões", finalizou o industrial.

Amanhã a comitiva segue a programação com visita a Porto Teesport, e o presidente da FIERGS será recebido pelo CEO da Agência Regional de Desenvolvimento (Business Durham), Brian Archer. A missão envolve exportadores gaúchos e ingleses dos setores metalmecânico, automotivo, eletroeletrônico e de máquinas e equipamentos, entre outros. A promoção é parceria entre FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), Sebrae-RS e Durham University.

Crédito fotos: Divulgação

Publicado quarta-feira, 13 de Março de 2019 - 16h16