Indústria apoia pacto gaúcho do pré-sal

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) manifestou apoio à ideia da Bancada Federal Gaúcha de selar um pacto para que os dividendos da exploração de petróleo do pré-sal sejam distribuídos a todos os Estados brasileiros. A proposta foi anunciada pelo coordenador da Bancada, deputado Beto Albuquerque. "Não é adequado que uma riqueza nacional fique restrita a beneficiar apenas três Estados, que por questões de geografia têm litoral nas áreas do pré-sal", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

O industrial argumenta ainda que as reservas são patrimônio de toda a Nação, e os investimentos de exploração serão custeados pelos cidadãos de todo o País, destacando que a Petrobras é uma empresa pública. "Não cabe dividir o Brasil em Estados privilegiados e outros não, ou seja, não cabe concentrar os dividendos desse patrimônio nacional em três Estados de ‘primeira classe‘ e os outros ficarem literalmente a ver navios", disse Paulo Tigre.

O presidente da FIERGS cita que a entidade já está trabalhando nesse tema desde a constituição, este ano, do seu Comitê de Competitividade da Cadeia de Petróleo, Gás e Energia. O objetivo é o de elevar o número de empresas fornecedoras da Petrobras no Rio Grande do Sul e de formar novos supridores, criando um circuito de produção de alta eficiência e de desenvolvimento tecnológico local. "O conceito é que o parque industrial estabelecido no Rio Grande do Sul tenha a oportunidade de crescer e gerar renda à sociedade gaúcha a partir desses novos investimentos federais", salientou Tigre.

Publicado quinta-feira, 10 de Setembro de 2009 - 0h00