Indústria gaúcha consolida recuperação

As variáveis ligadas à produção, entre elas Faturamento, Compras e Horas Trabalhadas, puxaram a elevação do Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) de fevereiro no Rio Grande do Sul. Em comparação com o mesmo mês de 2009, ocorreu um incremento de 5,5%. O resultado, divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (31), apresenta o terceiro mês consecutivo de aumento, após 13 de queda, que ocorreu até novembro do ano passado. "Os resultados consolidam mais uma vez o momento de recuperação da crise pela qual passa o setor industrial gaúcho", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

Além de Compras (25%), Faturamento (6,2%) e Horas Trabalhadas (2,1%), a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também cresceu, 4,5%, em comparação ao mesmo período de 2009. Por outro lado, as variáveis ligadas ao mercado de trabalho, como Emprego e Massa Salarial, ainda não reagem na mesma intensidade que as demais, e tiveram uma pequena queda de 0,5% cada.

No primeiro bimestre de 2010, o IDI-RS aponta um crescimento de 6%, impulsionado pelas variáveis associadas mais diretamente à produção. Destaque para as Compras, que cresceram 30,5%, seguidas do Faturamento, com elevação de 8%, em comparação ao mesmo período do ano passado. O Emprego, por sua vez, caiu 1,8%, o que levou a uma redução de 0,3% na Massa Salarial.

A expansão da atividade no primeiro bimestre foi compartilhada por 12 dos 17 setores pesquisados. Os crescimentos mais significativos foram apresentados pelos setores de Metalurgia Básica (35,3%), Refino de Petróleo (15,7%) e de Máquinas e Aparelhos Elétricos (15,2%). Por outro lado, as quedas mais expressivas ocorreram em Madeira (-14,6%), Vestuário e Acessórios (-13%) e Edição e Impressão (-8,4%). "As questões que mais impactam favoravelmente estão relacionadas ao mercado interno: crescimento do crédito, do emprego e da renda, além do ajuste de estoques concluído no final de 2009", afirmou o presidente da FIERGS.

Publicado quarta-feira, 31 de Março de 2010 - 0h00