Você está aqui

Indústria gaúcha inicia 2010 com crescimento

O ano começou positivo para a indústria gaúcha. Em janeiro, o setor apresentou uma elevação de 6,6%, na comparação com mesmo período de 2009. Em relação a dezembro, a expansão foi de 2%, sem os efeitos sazonais, e o quinto mês consecutivo de avanço. "O resultado significa um importante passo para a manutenção do processo de recuperação da nossa economia, que foi fortemente abalada pela turbulência internacional a partir do final de 2008 e ainda não retornou aos patamares pré-crise", disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, ao avaliar o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS).

Segundo o presidente da FIERGS, as questões que mais vêm impactando favoravelmente estão relacionadas ao mercado interno: crescimento do crédito, do emprego e da renda, além do ajuste de estoques concluído no final de 2009. Também têm dado a sua contribuição a retomada dos investimentos, que impulsionaram o setor metal-mecânico, em especial o segmento de Máquinas e Equipamentos, e o aumento das exportações (19% em janeiro).

As variáveis do IDI-RS ligadas à produção foram as responsáveis pelo cenário positivo da atividade industrial. Com o fim do ajuste de estoques, as Compras do setor avançaram 36,4% em relação a janeiro do ano passado. O Faturamento e a Utilização da Capacidade Instalada também acompanharam a trajetória de recuperação e subiram, respectivamente, 12% e 3%. Apenas as Horas Trabalhadas na Produção ficaram negativas (-1,2%).

Em relação ao mercado de trabalho, a situação ainda não se estabilizou. O Emprego desacelerou 3,1% e há 20 mil pessoas a menos empregadas na indústria gaúcha, ante janeiro de 2009. No entanto, apesar do ritmo lento, as contratações já crescem em alguns setores, entre eles o de Borracha e Plástico, Móveis e Produtos Têxteis. No item Massa Salarial, o cenário é de estabilidade, com uma leve queda de 0,1%. Alguns segmentos começaram o ano com salários maiores, entre eles o de Metalurgia Básica, Móveis e de Couro e Calçados.

Publicado quinta-feira, 4 de Março de 2010 - 0h00