Você está aqui

Indústria gaúcha inicia segundo semestre em crescimento

A atividade industrial gaúcha começou o segundo semestre com uma expansão de 1,9% em julho, sem os efeitos sazonais, na comparação com junho. Essa foi a segunda elevação consecutiva, interrompendo os movimentos de alternância de avanços e quedas que marcaram os seis primeiros meses do ano. "A tendência agora é de um continuo crescimento em ritmo moderado. Com isso, esperamos que o setor retorne ao nível pré-crise até o início de 2011", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, na terça-feira (31).

As variáveis do Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) com destaque em julho, em relação a junho, foram as Horas Trabalhadas na Produção (3%), o Faturamento (2%), a Massa Salarial (1,7%), as Compras Totais (1,6%), Utilização da Capacidade Instalada (0,6%) e o Emprego (0,7%), que teve o sétimo aumento consecutivo. E, os segmentos que mais expandiram foram Material Eletrônico e de Comunicação (8,2%), Máquinas e Equipamentos (5,8%), Couros e Calçados (5,8%) e Alimentos e Bebidas (4,6%).

Quando os sete primeiros meses de 2010 são avaliados, em comparação ao mesmo período do ano anterior, o IDI-RS apresenta uma majoração de 9,8%. Apesar da variação positiva, o indicador está 6% abaixo de 2008, início da crise econômica mundial.

Publicado Terça-feira, 31 de Agosto de 2010 - 0h00