Você está aqui

Indústria gaúcha registra terceira queda do ano

Pelo segundo mês consecutivo a atividade industrial gaúcha teve retração, fechando maio com queda de 1%, em comparação com abril, descontados os efeitos sazonais. O resultado também significou a terceira desaceleração em cinco meses. Os indicadores que impactaram no resultado foram Compras (-5,3%) de insumos e matérias-primas e Faturamento (-1,1%). O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), foi divulgado nesta segunda-feira (5).

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, disse que a recuperação da indústria deve continuar em andamento, mas de forma bem mais lenta do que vinha ocorrendo até janeiro. Apesar de um crescimento tímido, as outras variáveis que compõem o IDI-RS fecharam maio positivas: Horas Trabalhadas na Produção (0,9%), Utilização da Capacidade Instalada (0,4%), Emprego (0,3%) e Massa salarial (0,1%).

Nessa base de comparação, o setor industrial que mais recuou foi o de Químicos (-9,1%), com destaque para os produtos petroquímicos. O segmento respondeu por 18% de tudo que a indústria comprou e 16% do que faturou no período. A segunda maior queda foi em Refino de Petróleo (-6,7%), seguida de Produtos de Madeira (-5%), Bebidas (-3%) e Móveis (-1,7%).

Quando maio é comparado com o mesmo mês de 2009, o desempenho da indústria apresenta alta de 9,8%. Já na soma dos cinco primeiros meses do ano, ante igual período do ano passado, a elevação é de 9,6%. Os resultados expressam, além do processo de recuperação em curso, a relação com a base ainda deprimida do ano passado por causa da turbulência econômica mundial.

No acumulado do ano, os segmentos que mais expandiram foram Metalurgia Básica (35%), Material Eletrônico e de Comunicação (22,5%), Móveis (17,9%), Máquinas e Equipamentos (17,8%), Borracha e Plástico (15,4%), Couro e Calçados (14,7%). Permaneceram negativos

Fumo (-9,5%) e Alimentos e Bebidas (-3,3%).

Publicado segunda-feira, 5 de Julho de 2010 - 0h00