Indústria gaúcha sinaliza disposição em investir

om a demanda e o emprego, aliados à disposição de investir sinalizam que a indústria gaúcha iniciou o terceiro trimestre do ano em ritmo acelerado.

A Sondagem Industrial do RS, divulgada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) nesta quarta-feira (28), mostra outubro de 2018 com o cenário mais positivo para o mês nos nove anos em que o levantamento é realizado. “A pesquisa revela que os empresários ficaram mais otimistas, voltando, inclusive, a projetar o aumento nas contratações”, diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

Os resultados da Sondagem indicam que o índice de produção no mês  atingiu 59 pontos (a média do mês gira em torno de 52,9 pontos). O emprego, por sua vez, alcançou 50,9. Cabe lembrar que os índices variam de zero a 100 pontos, sendo que acima dos 50 indicam aumento ante o mês anterior e abaixo sinalizam queda.  A redução da ociosidade é mostrada pela expansão de quatro pontos percentuais do grau de utilização da capacidade instalada (UCI) em relação a setembro, que ficou  em 72% em outubro.

Entretanto, ainda há capacidade ociosa, fator comprovado pelo índice de UCI usual, que leva em conta o nível habitual para o mês: atingiu 48,6 pontos, o maior valor desde outubro de 2013 (49,3 pontos). Isso significa que, apesar de mais próximo, seguiu abaixo dos 50 pontos, que separa UCI abaixo e acima do usual.

Outra boa notícia trazida pela Sondagem Industrial de outubro é com relação aos estoques de produtos finais.  O indicador que mede este indicador em relação ao planejado pelos industriais caiu para 49,5 pontos, praticamente sobre os 50, indicando estoques ajustados.

PERSPECTIVAS
Para os próximos seis meses, a indústria gaúcha ficou mais otimista, o que pode ser atestado por três dos quatro indicadores de expectativas, que cresceram entre outubro e novembro, mostrando uma perspectiva positiva entre os empresários: demanda (de 55,2 para 57,1 pontos), emprego (de 49,3 para 52,2) e compras de matérias-primas (de 53,2 para 54,6). Já para as exportações, as expectativas também continuaram boas, mas praticamente estáveis no período (de 52,5 para 52,2 pontos).

Outro resultado que atesta o cenário positivo em novembro é a maior disposição para investimentos nos próximos seis meses. O índice de intenção cresceu de 47,4 em outubro para 53,8 pontos em novembro. O indicador varia de zero a 100 pontos e acima de 50 revela que a parcela de empresas que pretendem investir é maior.

Para a Sondagem Industrial de outubro foram consultadas 227 empresas, sendo 53 pequenas, 87 médias e 87 grandes, entre 1º e 14 de novembro.

Publicado quarta-feira, 28 de Novembro de 2018 - 0h00