Inmetro destaca parceria com a indústria gaúcha

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, João Jornada, realizou uma palestra durante a Reunião de Diretorias FIERGS/CIERGS, na terça-feira (14), com o tema "Como as indústrias podem se beneficiar dos serviços do Inmetro para crescer". Jornada fez também um histórico sobre o surgimento da autarquia − em 1973 −, atualmente vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Segundo ele, o Inmetro executa a metrologia científica,

industrial e legal (regulamentação e fiscalização), certificação, acreditação de organismos e laboratórios, articulação internacional, difusão de conhecimento, inovação e tecnologia. Além disso, atua na modernização da gestão no governo. "Se o setor público não for eficiente, o Brasil não será competitivo", disse.

Jornada destacou que o Sistema FIERGS trabalha em sintonia com o Inmetro e contribui de forma decisiva na qualificação dos serviços para aprimoramento tecnológico das empresas. Em 1992, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a comunidade científica e acadêmica do Estado, criou a Rede Metrológica RS. Pioneira no País, articula trabalhos de metrologia, com uma rede de laboratórios e profissionais de excelência. São 180 doutores em seu quadro. Hoje, a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro está estruturada nos 26 Estados e dispõe de 4,2 mil servidores.

O presidente enfatizou que o Inmetro não se trata apenas de "um mero depósito de padrões ou cartório de regulamentos". A visão é de uma instituição de conhecimento, comprometida com a inovação e com a qualificação, com reconhecimento por entidades internacionais. Salientou a importância do trabalho desempenhado pela autarquia em relação à Tecnologia Industrial Básica (TIB), que harmoniza sistemas de metrologia e avaliação de produtos brasileiros em conformidade com padrões internacionais, evitando a certificação externa e a elevação dos seus preços.

Publicado quarta-feira, 15 de Setembro de 2010 - 0h00