Você está aqui

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) inaugurou nesta quarta-feira (31), o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (av. Sertório, 473) em Porto Alegre. “Essas instalações que sediam o instituto foram remodeladas e adaptadas para oferecer pesquisa, desenvolvimento e inovação e consultoria, além de cursos técnicos. Possui laboratórios da área nutricional e de alimentos adequados às análises exigidas pelos órgãos regulamentadores”, afirmou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. A unidade integra a rede nacional composta por 25 institutos de inovação (dois no RS) e 60 institutos de tecnologia (seis no RS) e está voltada à pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos. Além disso, o novo espaço faz consultorias, análises laboratoriais e educação nas áreas de alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos, produtos para a saúde e saneantes. 


O presidente do Conselho Consultivo do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, Marcus Coester, destacou que será um importante apoio à indústria de alimentos. “Há uma tendência de inovação em questões funcionais e nutricionais dos alimentos e o novo espaço pode dar a estrutura necessária para o desenvolvimento de produtos”, disse ele. O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, lembrou que o local possui dois laboratórios, de microbiologia e  físico-químico que realiza as principais análises exigidas pelos órgãos regulamentadores. “O Senai está comprometido com a competitividade da indústria e com um futuro melhor para a sociedade”, ressaltou Trein, observando que o laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação está à disposição para quem quer ter acesso a equipamentos para teste e produções em pequena escala. 

O Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas pode atuar de acordo com a necessidade da indústrias, a partir de tendências tecnológicas e de mercado, incluindo novas formulações, ingredientes e matérias-primas, embalagens e aperfeiçoamento de processos. A unidade oferece ainda serviços em segurança de alimentos e adequações para atender a legislações, normas e regulamentos do mercado interno e externo. Entre eles, inclui-se a implantação de requisitos das Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), conforme metodologia do Programa Alimentos Seguros; e de requisitos específicos exigidos em normas de gestão da qualidade e da segurança de alimentos, como BRC, ISO 22000, FSSC 22000, IFS e Global Market, além de implantação de sistemas de rastreabilidade. O PAS foi desenvolvido por entidades do Sistema S para reduzir os riscos de contaminação de alimentos, e o instituto é o coordenador nacional do programa na indústria. 

A unidade também ministra capacitações para os funcionários das empresas da área de alimentos e bebidas. Os cursos vão desde boas práticas de fabricação até rotulagem de alimentos de origem animal. O objetivo é apoiar a indústria de alimentos a se adequar aos regulamentos, garantindo segurança, higiene, qualidade e inovação.

Crédito foto: Dudu Leal
 

Publicado quarta-feira, 31 de Maio de 2017 - 15h15