Interatividade é o diferencial da era digital

A interatividade é o grande diferencial da era digital. Na palestra Inovação: A Criatividade na Era Digital, o jornalista Marcelo Tas destacou esta como a principal ferramenta dos tempos atuais. "Antes as empresas faziam comerciais e tinham total controle de sua marca. Hoje, são os consumidores que têm a marca na mão, pela facilidade de comunicação e acesso à informação", disse. Tas esteve na manhã desta quinta-feira (6), na sede da FIERGS, em promoção do Programa Estágio Empreendedor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS). Salientou ainda a quantidade de informação, a velocidade e a mobilidade como pontos que fazem a diferença hoje. "É muito importante que não se tenha preconceito com as mudanças, pois elas vieram para ficar", afirmou.

Segundo ele, o professor, ou o líder empresarial, no caso de uma empresa, tem um papel ainda mais importante hoje do que há alguns anos. "Estas são as pessoas que vão dar um norte para toda a quantidade de informação que estamos recebendo", lembrou, destacando que o jornalismo também passa a ter um papel analítico. "A informação está aí. A necessidade é de que se debata e se analise esta informação", disse ele. Tas ainda elencou para os cerca 800 estudantes que assistiram a sua palestra, as virtudes da era digital: a colaboração, a transparência, e saber ouvir. "Ouvir o que os outros estão pensando talvez seja a melhor ferramenta desta era", falou. "Hoje ficamos ansiosos com o futuro e angustiados com o passado. Precisamos, isto sim, viver o presente. Se desconectar em alguns momentos, ler, mexer o esqueleto, cuidar da saúde, para voltar melhor para a rede" argumentou. Ele ainda aconselhou: "Observem o comportamento das crianças e se tivesse que dar um conselho diria: tenham filhos". Atualmente, Marcelo Tas está no programa CQC, da Rede Bandeirantes, mas tem em seu currículo a série Castelo Rá-Tim-Bum, Telecurso e Programa Legal.

Bolsas Bitec

Antes da palestra, ocorreu a entrega do 9º Prêmio Bolsas Bitec (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas) promovido em parceria entre o IEL-RS, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O objetivo é transferir conhecimento gerado nas instituições de ensino diretamente para o setor produtivo. O bolsista Ronaldo Rathis Sacco, da Universidade de Passo Fundo e orientado pelo professor Marco Antônio Trentin, foi o primeiro colocado com o projeto Administração Web de Servidores Linux, na empresa Atua e Comércio Ltda.

O segundo foi Rafael da Costa Brito, da Ufrgs, na Emey´s do Brasil, sob orientação de Nádya Pesce da Silveira pelo projeto Natureza e Tecnologia Rejuvenescedora a partir de Extratos Naturais da Biodiversidade Brasileira. O Estudo da Diversidade de Insetos em Áreas de Arroz Irrigado foi o projeto de Silvia Martins de Salles, da Unisinos, na empresa Safra Indústria e Comércio Importação e Exportação Ltda, orientada pela professora Lídia Fiúza, ficou em terceiro lugar.

Publicado quinta-feira, 6 de Maio de 2010 - 0h00