Lei de Inovação ganha destaque em congresso internacional

Aprovar a Lei Estadual de Inovação, com o objetivo de promover um ambiente propício para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, é o primeiro ponto de destaque da carta proposta no encerramento do Congresso Internacional da Inovação, pelo Sistema FIERGS (Sesi, Senai e IEL), na última quarta-feira (19). O documento, entregue em mãos pelo presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, ao secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, apresenta uma série de ações para subsidiar a Lei de Inovação do Estado e propõe uma agenda voltada para o tema em 2009.

Estruturado com base nas discussões realizadas durante o evento, e por meio de debates conjuntos dos setores público e privado, o documento apresenta 20 proposições para uma pauta que contemple toda a sociedade gaúcha, a serem incorporadas como diretrizes na Agenda Estratégica RS 2020. "Esta carta resume o que há de mais moderno sobre o tema inovação. Vamos ajudar a construir esta lei, que vai trazer muitos resultados positivos para o Rio Grande do Sul", afirmou Paulo Tigre. Durante o Congresso Internacional da Inovação, Lorentz garantiu que até o final deste ano a Lei Estadual da Inovação deverá ser aprovada pela Assembléia Legislativa.

Além de reforçar a necessidade de agilidade na aprovação da lei, o documento do Sistema FIERGS fortalece a importância de atrair investimentos qualificados em setores estratégicos, como forma de impulsionar um incremento tecnológico e uma capacidade competitiva no parque produtor local. A medida, que também busca gerar emprego e renda, permite a atuação em novos nichos tecnológicos, de modo a diversificar a matriz produtiva do Estado.

Outra proposta em destaque visa articular com os agentes de pesquisa e desenvolvimento (universidades e centros de pesquisa) e as empresas a construção de diretrizes estratégicas que permitam a realização de projetos tecnológicos de interesse do Rio Grande do Sul, dando-lhes possibilidade de otimizar o uso de recursos disponíveis nos órgãos de financiamento estaduais, federais e internacionais.

As diretrizes apresentadas na carta serão guia para as ações promovidas pelo Sistema FIERGS em 2009, ano que será fortemente caracterizado por iniciativas que conjuguem esforços dos setores público e privado em torno da inovação. O evento foi realizado pelo Sistema FIERGS (Sesi, Senai e IEL), pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Publicado quarta-feira, 19 de Novembro de 2008 - 0h00