Melhora a confiança do industrial gaúcho em março

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) de março cresceu 1,8 pontos na comparação com fevereiro, atingindo 51,9. Esse desempenho foi importante, pois interrompeu três meses seguidos de queda, apesar de permanecer bem abaixo da série histórica, iniciada em 2010, e inferior a média do mês: 58,2 pontos. "A recuperação da confiança é importante para a manutenção do crescimento, uma vez que seu nível pesa nas decisões de investimentos da atividade produtiva", afirma o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, destacando que "se a desconfiança empresarial não for dissipada, pelo menos em parte, a perspectiva de expansão do setor em 2014 poderá ficar comprometida". Elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

O indicador de Condições Atuais cresceu 0,9 pontos e atingiu 45,9 em março. Porém, ainda reflete deterioração na situação dos negócios, cenário que já perdura por 13 meses. Para 43,3% dos empresários, a economia brasileira piorou. Apenas 4,7% manifestaram opinião contrária. Os demais afirmaram que nada mudou nos últimos seis meses em relação às dificuldades já existentes. A percepção para o Rio Grande do Sul não foi muito diferente: 39,1% (ruim) e 7,9% (boa)

O componente de Expectativas do ICEI-RS para os próximos seis meses permaneceu no campo moderado (54,8 pontos), sustentado pelo otimismo com o futuro das empresas (59,2), pois continuam negativas as perspectivas para as economias brasileira (46,0) e gaúcha (46,2). A proporção de empresários pessimistas com o cenário econômico do País diminuiu de 38,4% para 30,3%.

Publicado Terça-feira, 25 de Março de 2014 - 0h00