Você está aqui

Melhores estudantes do mundo em Mecatrônica chegam ao Estado

Os dois estudantes brasileiros com melhor desempenho do mundo em Mecatrônica chegaram a Porto Alegre, nesta terça-feira (11), com as medalhas de ouro conquistadas no WorldSkills 2011. O maior torneio de formação profissional do planeta, realizado em Londres, teve a participação de 944 competidores de 51 países. Os gaúchos Maicon Pasin e Christian Alessi, do Centro Tecnológico de Mecatrônica Senai, de Caxias do Sul, desembarcaram no aeroporto Internacional Salgado Filho no início da tarde. Na bagagem também trouxeram a distinção Albert Vidal, da organização do Worldskills 2011, como melhor pontuação dentro da delegação brasileira. "Esse resultado mostra que as escolas do Senai realmente são um exemplo a ser copiado. Elas podem colocar os nossos jovens em condições de igualdade com os das nações mais desenvolvidas", disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, que acompanhou a comitiva na Inglaterra.

Ao retornarem ao Estado, os dois alunos do Senai gaúcho destacaram o que esperam do reconhecimento de serem os melhores do mundo. "É um sentimento muito bom com tudo o que conquistamos, como o aprendizado, o conhecimento e as amizades. Agora vou fazer uma faculdade na área de Mecatrônica e trabalhar com algo que me possibilite mostrar o que adquiri. Também quero ensinar outras pessoas", relatou Maicon. Para Christian, a vitória foi resultado do trabalho de equipe e muito planejamento. "Foram dois anos de preparação e vou levar para o resto da minha vida a forma como lidamos com isso. E o ouro veio abrilhantar este momento e nos prospectar para o mercado profissional. Vou continuar minha faculdade e usar o Ensino Técnico para me formar como um profissional diferenciado", afirmou.

Os treinadores do Senai gaúcho Adriano Cenci (Joalheria) e João Olegário de Oliveira Souza (Eletrônica Industrial) também tiveram seus alunos premiados com a medalha de ouro. Além destas ocupações, o Brasil foi primeiro em desenho mecânico em CAD, mecânica de refrigeração e webdesign. Ganharam medalhas de prata os competidores de polimecânica, tecnologia da informação e design gráfico. O bronze ficou para as ocupações de fresagem CNC e soldagem. Essa é a segunda vez que o País fica em segundo lugar no WorldSlkills. A primeira, aconteceu em 2007, quando o torneio foi realizado no Japão.

No WorldSkills 2011, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Coreia do Sul e à frente do Japão, da Suíça, de Cingapura e outros países desenvolvidos. Os competidores brasileiros ganharam seis medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e mais dez certificados de excelência. Neste ano, 28 estudantes representaram o Brasil em 25 ocupações. O próximo WorldSkills será realizado em Liepzig, na Alemanha, em julho de 2013.

Publicado Terça-feira, 11 de Outubro de 2011 - 0h00