Missão para a África busca ampliar relações comerciais

Presidente da FIERGS representa o setor industrial brasileiro

Uma missão brasileira está no Norte da África, entre os dias 24 e 30 de janeiro, para ampliar as relações comerciais e institucionais. O setor industrial será representado por Paulo Tigre, presidente do Conselho Temático Permanente de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o roteiro prevê ações na Líbia, Tunísia, Argélia e no Marrocos.

O objetivo é promover o incremento da corrente comercial e de investimentos do Brasil naquela região, assim como explorar possibilidades de cooperação entre os setores produtivos brasileiros e norte-africanos. A comitiva, liderada pelo ministro Miguel Jorge, tem 92 representantes de empresas e entidades setoriais, agrupando 10 segmentos econômicos: agronegócio, energia, mineração, tecnologia da informação, máquinas e equipamentos, automotivo, logística, têxteis e calçados, construção civil e defesa.

Um seminário sobre oportunidades de investimentos e de comércio bilateral e reuniões entre empresários brasileiros e dos países visitados fazem parte da programação. A missão visita Trípoli (Líbia); Argel (Argélia); Túnis (Tunísia); e, no último dia da viagem (30/1), estará em Casablanca (Marrocos).

Entre os países exportadores para o Norte da África, o Brasil ocupa a 13ª posição no ranking da Líbia, a 14° da Argélia, a 15° do Marrocos e a 16ª da Tunísia. Os principais produtos brasileiros vendidos são açúcar, minério, leite, laticínios, máquinas, materiais elétricos, tratores, automóveis, carnes, ferro, aço, sementes grãos, frutos oleaginosos e químicos orgânicos.

Publicado sexta-feira, 23 de Janeiro de 2009 - 0h00