Duas visitas técnicas, à sede da empresa gaúcha Tramontina em Santiago (foto), que atende o mercado da América Latina e mostrou como estruturou sua base local, e à da chilena Agrosuper, principal produtor de proteína animal daquele país, foram realizadas pela Missão Empresarial e Governamental gaúcha ao Chile, nessa quarta-feira (5). A Agrosuper atua na produção, distribuição e comercialização de frangos, carne de porco, perus, salmão e alimentos processados.

Na terça-feira, primeiro dia da agenda da missão na capital chilena, além do Seminário Oportunidades de Negócios RS-Chile, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry; e o governador Eduardo Leite, participaram de um encontro com a diretoria da Sociedade de Fomento Fabril (Sofofa) do Chile, à noite, na sede da entidade. Petry apresentou o Perfil das Indústrias do RS, enquanto o governador Eduardo Leite mostrou aos industriais chilenos as potencialidades do Estado.

Ao longo da terça-feira, foram realizadas também rodadas de negócios entre empresas gaúchas e chilenas, bem como com investidores daquele país, que prosseguiram na quarta-feira. E o governador discutiu com grupos chilenos a possibilidade de investimentos no Estado, abrindo a chance de um novo projeto de R$ 300 milhões da chilena Ultramar, que já atua dentro do Porto de Rio Grande, e de um plano de expansão da ampliação da CMPC Celulose, em Guaíba.

A missão, com a presença do presidente Petry e de industriais gaúchos, entre eles os vice-presidentes da FIERGS Cezar Luiz Müller e Gilberto Ribeiro; os vice-presidentes do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS) Carlos Alexandre Geyer e Marcos Odorico Oderich e o diretor da FIERGS José Augusto Peter Vaniel, além do presidende do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Reomar Angelo Slaviero; e do presidente do Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim), Newton Mario Battastini, prossegue nesta quinta-feira. O governador Leite, que esteve acompanhado dos secretários Juvir Costella (Transportes), Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais) e Bruno Vanuzzi (de Parcerias),  retornou a Porto Alegre.

Publicado quarta-feira, 5 de Junho de 2019 - 18h18