Você está aqui

Mostra Sesi Bonecos do Rio Grande inicia apresentações em outubro

A Mostra Sesi Bonecos do Rio Grande inicia dia 4 de outubro e segue até 26 de novembro com apresentações em várias cidades do Interior (veja programação abaixo). Durante todo o mês de outubro haverá espetáculos dos cinco grupos que integram a mostra, promovida pelo Serviço Social da Indústria.

O projeto tem como objetivo promover atividades sócio-educativas e culturais, durante o lazer dos trabalhadores da indústria, familiares e comunidade em geral, dando oportunidade de acesso à cultura e valorizando-a como fonte de aprendizado. Além disso, busca despertar o interesse e estimular a produção artística, a fim de que, os participantes, possam compreender o significado das atividades lúdicas como a arte do teatro de bonecos, e a sua importância no desenvolvimento social.

Os grupos que integram a mostra são Anima Sonho, Caixa do Elefante, Camaleão Teatro de Bonecos, Cia de Teatro Entre Linhas e Cia Gente Falante. Na primeira semana de outubro será apresentado o espetáculo Bonecrônicas com o grupo Anima Sonho, nos dias 4 (Igrejinha), 6 (Sapiranga) e 7 (Esteio). O espetáculo foi criado para comemorar dez anos de atividade do Anima Sonho. É composto de esquetes que foram sendo recolhidos durante as viagens do grupo pela América Latina. São pequenas piadas e números musicais, inspirados em cartuns, histórias em quadrinhos, piadas de circo, desenhos animados e longas conversas com grandes mestres do teatro de bonecos.

No dia 20 de outubro, em Novo Hamburgo, e 21, em São Sebastião do Caí, a peça Encantandores de Histórias será apresentada pelo Caixa de Elefante. Neste espetáculo, dois contadores, cantadores de histórias, recriam os ambientes fictícios e os personagens dos contos de Hans Christian Andersen, numa adaptação original que versifica suas narrativas, aproximando-as de uma identidade brasileira, aludindo ao contador popular, ao cordelista e ao trovador. As histórias apresentadas utilizam músicas especialmente compostas para o espetáculo e executadas ao vivo pelos atores, acompanhados com instrumentos típicos de nossa cultura: gaita de oito baixos e rabeca pontuam as cenas.

Na mesma semana, o Camaleão Teatro de Bonecos vai apresentar seu Flicts em Santa Cruz do Sul (18), Arroio do Meio (19), Colinas (20) e Marau (21). Flicts é uma cor muito rara e muito triste que procura persistentemente um lugar para colorir. Em sua busca ele passa pelas flores da primavera, pela caixa de lápis de cor, pelo arco-íris e viaja pelo mundo, visitando vários países, sempre procurando um cantinho para se espalhar. Finalmente, Flicts encontra um lugar todinho seu. Com uma simples e brilhante alegoria, Ziraldo consegue desenvolver uma história que trata, acima de tudo, da discriminação, de todos os tipos de discriminação, até mesmo aquela que as crianças sofrem ao viverem num mundo de adultos. Também é evidenciada a persistência na busca de um objetivo, ou de um espaço de expressão individual dentro dos grupos.

O Cisne, da Cia de Teatro Entre Linhas, será apresentado nos dias 25 (Santa Maria), 26 (Santo Ângelo) e 27 (Santa Rosa) de outurbo. A peça é um espetáculo de animação que utiliza o recurso do teatro de sombras. A forma inusitada de trabalhar com as silhuetas é acompanhada de uma sensível trilha sonora, que funciona como fio narrativo para a história, criando o ambiente para esta versão do conto do Patinho Feio, de Hans Christian Andersen. Tem direção de Paulo Balardim, adaptação do texto é do escritor Mario Pirata e a trilha sonora do músico Cláudio Veiga.

O grupo Cia Gente Falante mostra João e Maria no dia 20 de outubro, em Parobé, e nos dias 23 (Rio Grande), 24 (Bagé), 25 (São Gabriel) e 26 (Quaraí) de novembro. A peça conta a história de duas crianças que, por falta de alimento, são lançadas à sorte, abandonadas pelo seu pai (lenhador). Esse texto, adaptado da clássica obra dos Irmãos Grimm, revela o quanto a inocência das crianças vem sendo ofuscada pela dura violência que está além do lar e da proteção dos pais.

Publicado sexta-feira, 1 de Outubro de 2010 - 0h00