Núcleo de Acesso ao Crédito da FIERGS auxilia na captação de mais de R$ 14 milhões do BNDES para as indústrias gaúchas

Em uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que dura mais de 17 anos, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) é a única representante da instituição no Estado para auxiliar na orientação sobre as linhas de financiamento. Desde 2014, o Posto de Informações FIERGS/BNDES foi incorporado ao Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e instalado atualmente em 20 unidades federativas. Além de orientar as empresas sobre crédito e financiamento, por meio dos atendimentos, capacitações, eventos e informativos, o NAC também auxilia na aproximação com outros agentes financeiros.

Em 2018, foram realizados pelo NAC da FIERGS cerca de 230 atendimentos, sendo 38 para cadastro de produtos no BNDES. Os 192 restantes seguiram para obtenção de crédito em diversas finalidades, tais como capital de giro, projetos de investimento/expansões, aquisição isolada de máquinas e equipamentos, investimentos em energia solar, agronegócio, exportação, inovação, entre outros.

Dos atendimentos para auxiliar as empresas no cadastro de seus produtos, 26% era para Cartão BNDES Fornecedor e 74% para CFI – Finame, sendo que um dos casos, a empresa conseguiu manter uma venda no valor de R$ 5 milhões. Quanto aos atendimentos que visavam obtenção de crédito, empresas obtiveram sucesso em suas solicitações nas linhas do BNDES, somando um desembolso em torno de R$ 9,582 milhões, 96% desse valor concedido para as indústrias.

Além dos atendimentos, o NAC realizou, em 27 de novembro do ano passado, a capacitação “Financiar, Investir e Negociar Crédito”, resultado da parceria da CNI com a Caixa Econômica Federal, a qual é operada pelos núcleos estaduais. O treinamento, que teve por objetivo orientar as empresas sobre qual é o crédito ideal para cada demanda, como encaminhar o mesmo, como renegociar as dívidas e efetuar a portabilidade de crédito, foi realizado na FIERGS e teve como parceiro local o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Interessados podem buscar assessoria na área de crédito da FIERGS, via e-mail nac@fiergs.org.br ou pelos telefones (51) 3347-8508 ou 3347-8566.

Publicado sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019 - 12h12