Otimismo da indústria gaúcha cresce e fica acima da média histórica

O otimismo do industrial gaúcho voltou a crescer em outubro, após cinco meses consecutivos de acomodação, e ficou acima da média histórica. Numa escala de 0 a 100 pontos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS) alcançou o valor de 60,7 pontos, 1,2 ponto acima do registrado em setembro. O indicador, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), foi divulgado nesta quinta-feira (28).

"Até há pouco tempo os empreendedores ainda tinham receio da continuidade dos efeitos da crise mundial. Atualmente, ele avalia o passado recente e percebe que o cenário evoluiu positivamente no Brasil", afirma o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, ao destacar que o mercado interno, expresso no aumento do emprego, da renda e do crédito, segue como o fator impulsionador.

A confiança dos empresários está 3,2 pontos acima da média histórica (57,5 pontos) e 4,7 pontos superior para o mês de outubro. Segundo Tigre, "o otimismo elevado dos industriais reflete a conjuntura econômica brasileira atual favorável e, como um indicador antecedente, sinaliza que as empresas gaúchas seguirão contratando, investindo em suas unidades e adquirindo insumos e matéria-prima, com reflexos positivos sobre toda a economia".

O diagnóstico dos empresários é de que as condições atuais melhoraram nos últimos seis meses (56,4 pontos). Estes resultados estão em sintonia com o desempenho da indústria gaúcha, que cresceu 10% de janeiro a setembro de 2010, em relação ao mesmo período de 2009.

Quando é avaliada a expectativa para os próximos seis meses, os industriais demonstram um grau ainda maior de otimismo (62,9 pontos). Esse resultado aponta a continuidade dos investimentos do setor industrial e a geração de emprego.

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) - Outubro

ÍNDICE DE CONDIÇÕES ATUAIS − Total 56,4 pontos