Otimismo do industrial gaúcho cai mas continua elevado

A confiança do industrial gaúcho com a economia do Estado, do Brasil e com a situação da sua empresa caiu pelo terceiro mês consecutivo. Numa escala de 0 a 100 pontos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), medido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), atingiu 61 pontos, o que significou queda de 2 pontos em relação a junho e 8 pontos ante abril. Mas, o resultado se manteve bem acima da média histórica (57 pontos). "O otimismo continua, apesar de uma maior cautela. A perspectiva é de que o setor produtivo faça investimentos, mas num ritmo menor", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, ao divulgar o levantamento nesta quarta-feira (11).

Em relação às condições atuais da economia e dos negócios, a avaliação dos industriais gaúchos permanece positiva (56 pontos), mesmo com o recuo de três pontos em comparação com junho. O resultado, no entanto, ficou abaixo do nível do Brasil, que atingiu 63,4 pontos.

Para os próximos seis meses, a expectativa é positiva e atingiu 63 pontos, dois a menos em relação ao mês anterior. Dos entrevistados, 60,5% estão confiantes com o futuro da sua empresa, 36,4% acham que ficará tudo igual e 3,1% esperam uma piora. Em relação à economia do Rio Grande do Sul, 43,5% afirmaram que vai melhorar e 53,5% não acreditam em mudanças.

O ICEI-RS é baseado em quatro questões: duas referentes às condições atuais e duas sobre as expectativas para os próximos seis meses em relação à economia brasileira, gaúcha e à própria empresa. O indicador varia no intervalo de 0 a 100 pontos. Acima de 50 significa empresários confiantes.

Publicado quarta-feira, 11 de Agosto de 2010 - 0h00