Otimismo em Hannnover

Os expositores do Brasil deixam a Feira Industrial de Hannover (Hannover Messe 2009), que terminou sexta-feira (24), levando boas perspectivas de comércio para o futuro. Nos cinco dias do evento, foram fechados negócios no valor de 2 milhões de euros. Além disso, os brasileiros prevêem concretizar, nos próximos meses, novos contratos, totalizando 7 milhões de euros, a partir das oportunidades originadas dos contatos feitos no maior encontro da indústria mundial. "Na feira foi possível verificar como os empreendedores estão enfrentando a crise econômica internacional e seus reflexos. Percebi que a média e a pequena empresa vieram à Alemanha. Os grandes grupos é que diminuíram a participação aqui", disse o presidente da FIERGS e do Conselho Temático de Integração Internacional da CNI, Paulo Tigre. Segundo ele, o Rio Grande do Sul é bastante empreendedor, ficando em segundo lugar no ranking de empresas exportadoras, atrás apenas de São Paulo.

O industrial, que liderou a missão empresarial gaúcha à Alemanha, destacou que a participação brasileira representa um desafio. "A crise sempre traz dificuldades, mas traz oportunidades de se criar, buscar novas perspectivas de mercado e tecnologias. E, o momento é de abrir possibilidades", salientou Tigre, também presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae-RS).

A Hannover Messe atraiu este ano cerca de 210 mil visitantes, superando a edição de 2008, quando compareceram 193 mil pessoas. De acordo com os organizadores, os clientes aproveitaram os tempos de crise para procurar tecnologias, processos e matérias-primas que levam a uma economia de recursos. A Itália será o país tema na próxima edição do evento. "O mundo está enfrentando hoje, claramente, o protecionismo. De mercado, de todos os tipos e disfarçados de todas as maneiras. E os governos devem trabalhar juntos para criar condições de emprego, manter os empregos, e também procurar fazer coisas que possam trazer esse equilíbrio hoje para quem produz", disse Paulo Tigre.

O Rio Grande do Sul esteve presente no evento com um grupo de 46 pessoas, de um total de 90 de todo o País, em uma missão empresarial envolvendo 12 Estados brasileiros, articulada pela CNI e organizada nacionalmente pela FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS). Este ano, 6.150 empresas de 61 países estão presentes em Hannover, número superior ao ano passado. O Brasil participou com três estandes coletivos, totalizando mais de 400 metros quadrados de exposição, sob a organização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Hannover Fairs do Brasil, representante exclusiva da feira no País.

Mercopar é lançada na Alemanha

Durante a Feira de Hannover ocorreu o lançamento da 18ª edição da Mercopar, com a assinatura do contrato de cooperação técnica e financeira entre FIERGS, Sebrae-RS e Hannover Fairs do Brasil. Realizada em Caxias do Sul e focada em subcontratação e inovação industrial, a feira nasceu inspirada na Hannover Messe e este ano será realizada entre 20 e 23 de outubro.

O diretor do departamento de negócios da Deutsche Messe, companhia promotora da Hannover Messe, Wolfgang Lenarz, sublinhou a importância do Brasil como um mercado industrial em constante crescimento. "Queremos sempre apoiar não só nossos clientes a fazer negócios com o Brasil, como desejamos estar também atuando cada vez mais na promoção de eventos dentro do mercado brasileiro e, através dessa parceria, por meio de nossa filial brasileira, reforçamos ainda mais nosso engajamento no país", afirmou o alemão.

O contrato foi assinado pelo presidente da FIERGS, Paulo Tigre, pelo superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, e pelo presidente da Hannover Fairs do Brasil, Constantino Bäumle. "A Mercopar do ano passado apresentou um volume de negócios de R$ 50 milhões", lembrou o o super

Publicado sexta-feira, 24 de Abril de 2009 - 0h00