País africano busca investimentos brasileiros

Uma delegação de Botsuana, chefiada pelo embaixador daquele país no Brasil, Diabi Mmualefe, apresentou na manhã desta sexta-feira, na FIERGS, as oportunidades de negócios na nação considerada a "Suíça Africana". Representantes de empresas gaúchas conheceram os principais atrativos do ex-território britânico, por aspectos como os baixos índices de corrupção, segurança jurídica, alto PIB per capita e estabilidade política, considerados privilegiados em relação aos vizinhos do continente.

Mmualefe fez questão de enfatizar que o país é jovem.

Com apenas 44 anos de independência, busca aproximar as relações com nações estratégicas, entre elas o Brasil, para construir um parque industrial, praticamente inexistente em Botsuana. "Quase todos os nossos recursos vêm da exploração de diamantes e das vendas destas pedras para o continente europeu. Temos grandes incentivos para investidores em todas as áreas industriais, como baixa carga tributária e férias fiscais", enfatizou ele.

Entre os principais motivos para atrair investimentos está o fato de o país ser a sede Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que envolve 15 nações, com mercado estimado de 250 milhões de habitantes. Acordos comerciais com o continente europeu e outros como os Estados Unidos, Índia e Reino Unido, também são considerados ativos importantes.

O vice-coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Frederico Dürr, considera este posicionamento político uma ótima oportunidade. "Botsuana realmente cumpre um papel semelhante ao que a Suíça faz na Europa. É bem estruturado, com bom trânsito internacional e uma economia diferenciada em relação aos seus vizinhos", complementou Dürr.

Publicado segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2011 - 0h00