Para FIERGS, aumento da competitividade empresarial passa pelo associativismo

"Empreendedorismo e associativismo, a soma que dá certo" foi o tema da palestra apresentada pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller, aos integrantes do Instituto de Estudos Empresariais (IEE). No encontro, realizado na segunda-feira (16), o industrial apresentou um histórico de sua vida como empreendedor, que começou com uma lavanderia em Montenegro e seguiu na agroindústria à frente da Frangosul, Agrogen e Novagro. Depois expandiu a atuação no segmento de fundição, com a Fundimisa. Ele defendeu que "a competitividade e os planos das empresas e de seus empreendedores passam pelo associativismo".

O presidente da FIERGS afirmou também que para empreender é preciso um ambiente institucional e político positivo e favorável à livre iniciativa. "Para aumentar a competitividade são necessárias medidas gerais, políticas de desenvolvimento, leis e regras que sejam positivas à expansão empresarial", disse. Müller salientou as ações nas quais a entidade está envolvida com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, como a nova ponte do Guaíba, BR 448, ampliação do aeroporto e projetos de infraestrutura para a Copa 2014. "Temos que trabalhar unidos porque isolados perdemos a força", finalizou.

Publicado segunda-feira, 16 de Janeiro de 2012 - 0h00