Perspectivas para a economia de Brasil e Argentina

Seminário discute o comércio bilateral entre os dois países

Abordar aspectos técnicos do acordo SML − Sistema de Pagamentos em Moeda Local entre Brasil e Argentina, é o tema do seminário promovido pela FIERGS por meio do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior, em 4 de novembro, na sede da entidade. Instituído no início de outubro, o acordo possibilita a liquidação das operações comerciais entre os dois países em suas respectivas moedas locais, eliminando a utilização do dólar nas transações de comércio internacional. Participam a diretora de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, Maria Celina Berardinelli Arraes, e o diretor do Banco Central da República Argentina, Arnaldo Bocco.

Com 40,4 milhões de habitantes, a Argentina é um país com o setor agrícola orientado para a exportação e base industrial diversificada. O Produto Interno Bruto (PIB) foi de US$ 526,4 bilhões em 2007, sendo que 9,5% responde pela agricultura, 34% pela indústria e 56,5% pelos serviços. Os principais países de destino das exportações da Argentina em 2006 foram Brasil (17,1%), China (9,7%) e Estados Unidos (7,4%). Entre os países de origem das importações, no mesmo período, estão o Brasil (32,5%), Estados Unidos (14,2%) e China (8,7%).

Os produtos mais exportados do Brasil para a Argentina foram automóveis e acessórios (29,37%), aparelhos mecânicos (11,79%) e elétricos (10,86%). Automóveis (24,39%), combustíveis minerais (15,21%) e cereais (12,77%) lideraram o ranking de importações.

13h30min - Recepção

14h - Abertura

Boas vindas - Coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Cezar Muller

Diretora de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, Maria Celina Berardinelli Arraes