Peruanos vem ao Senai-RS conhecer o programa de capacitação de pessoas com deficiência

Uma delegação do Ministério do Trabalho e Promoção do Emprego do Peru esteve na tarde de sexta-feira (6) na Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, para o Programa de Capacitação Profissional de Pessoas com Deficiência Intelectual na Modalidade de Aprendizagem Industrial realizado em parceria com empresas e instituições da área da deficiência. A programação inclui uma visita a turma do Curso de Auxiliar de Linha de Produção que está sendo desenvolvido pela Mauá do Curso de Auxiliar de Linha de Produção em parceria com a empresa ELO.

O Senai foi convidado pelo Ministério do Trabalho e Emprego a apresentar sua expertise nesta área devido ao trabalho que vem realizando. Já em 2007, o Senai gaúcho participou do projeto de cooperação técnica com vistas à implantação de centros de formação profissional para pessoas com deficiência física em Marrocos e, ao mesmo tempo, a reforçar as relações Brasil-Marrocos. O programa foi financiado pelo Governo do Brasil e gerido pelo Senai.

O Programa de Capacitação de Pessoas com Deficiência Intelectual é um ação inovadora do Senai-RS. As pessoas que se enquadram nesta categoria de deficiência normalmente apresentam baixa escolaridade, requerendo uma proposta de ensino específica adequada às suas necessidades educativas. O curso é estruturado em duas etapas teórica e prática, sendo a primeira destinada ao desenvolvimento das competências técnicas e segunda etapa destinada às atividades práticas.

Atualmente o Programa SENAI de Ações Inclusivas está implantado em 33 unidades operacionais tendo 14 Grupos de Apoio Local constituídos e 105 parceiros captados. Desde a criação do programa, em 2001, 6 mil alunos com deficiência já foram capacitados no Estado, nas mais diversas áreas da indústria, assegurando a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho e a conquista da cidadania.

Publicado sexta-feira, 6 de Setembro de 2013 - 0h00