Piso Regional será anunciado na próxima semana pelo governo do RS

A definição da proposta de reajuste do Piso Regional ocorrerá no início da próxima semana. A informação foi dada pelo governador Tarso Genro a representantes empresariais em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (14), no Palácio Piratini. Para que haja essa definição, integrantes do governo irão avaliar estudos técnicos encaminhados pelas instituições do setor industrial, de comércio e serviços. O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, recebeu do chefe do Executivo um documento com argumentos que defendem a valorização do benefício. O ofício ressalta que o Piratini, assim como fez o governo federal nos últimos anos, aposta no aumento da capacidade do poder de compra dos trabalhadores como um dos pilares para evitar a recessão da economia.

Atualmente, o Mínimo Regional é de R$ 610,00 e as entidades empresariais defendem um reajuste com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) − próximo aos 7%. Já as centrais sindicais querem uma reposição de 18%. A outra solicitação é de que o aumento passe a valer apenas a partir de 1º de maio de 2012, como normalmente ocorre, e não 1º de janeiro, como exigem algumas categorias de trabalhadores. "Caso o Piso Salarial seja definido em um percentual muito elevado, trará mais prejuízos para a indústria do Rio Grande do Sul, de tal forma que já vemos em 2012 o início de uma verdadeira desindustrialização. Hoje, já não temos competitividade junto aos nossos concorrentes que estão em qualquer parte do mundo", analisou Müller.

Publicado Terça-feira, 13 de Dezembro de 2011 - 0h00