Você está aqui

Porto Alegre se prepara para Copa 2014

"A realização da Copa do Mundo em Porto Alegre representa, desde já, o surgimento de novas oportunidades de emprego, de negócios, e de crescimento econômico não só para cidade, mas para o Rio Grande do Sul como um todo. Além de indutora de investimentos na modernização da infraestrutura e mobilidade urbana, a Copa oferece aos governos e às empresas a oportunidade de propagar a imagem do Estado, de Porto Alegre, e dos produtos gaúchos no mercado internacional". A avaliação é do presidente da FIERGS, Paulo Tigre, na abertura do 1º Seminário de Infraestrutura e seus Aspectos Sustentáveis para a Copa de 2014. O evento, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio dos Conselhos de Infraestrutura (Coinfra) e de Meio Ambiente (Codema), reuniu representantes do setor público e privado, na sede da entidade, nesta quinta-feira (26).

Durante o encontro, o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, salientou que "o governo do Rio Grande do Sul em parceria com a prefeitura municipal está preparando a Copa não para 2014, mas para 2013. Por isso precisamos de um esforço conjunto para que as obras sejam realizadas nos prazos. Também precisamos praticar o ‘servir bem‘, a qualificação das pessoas é que vai fazer o diferencial".

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, falou sobre o cenário e as oportunidades da Copa 2014 na cidade de Porto Alegre. Entre as principais obras definidas pela Fifa que devem ser realizadas na capital gaúcha, Fortunati destacou a duplicação da Avenida Tronco, que leva até o estádio Beira-Rio, onde acontecerão os jogos; a qualificação do transporte público; e a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras. Também estão entre as exigências a qualificação do sistema de saúde, com a construção do Hospital da Restinga, uma parceria entre os governos federal e municipal e Hospital Moinhos de Vento, ainda em 2012.

Outra prioridade, segundo o prefeito, é a ampliação do aeroporto Salgado Filho, que terá sua pista principal estendida em cerca de um quilômetro e alargada em três metros, permitindo a aterrisagem e decolagem de aeronaves de maior porte. "O Brasil é um País continental, com extensão muito maior que a Alemanha e África, por exemplo. O aeroporto é um dos nossos principais gargalos", explicou. Também estão entre as prioridades, a qualificação da rede hoteleira, o plano diretor cicloviário, investimentos em segurança e turismo, incluindo a revitalização do Cais do Porto, e as obras nos estádios Beira Rio e Olímpico. "Se não fossemos um das cidades a sediar os jogos, grande parte disso não aconteceria. O evento tem servido como um fator de sinergia para que a cidade se modifique", finalizou Fortunati.

O secretário municipal de Gestão e Estratégia, Newton Baggio apresentou a agenda de ações de mobilidade urbana de Porto Alegre para o evento. Com valores e prazos para execução de cada obra. A constituição de força-tarefa para o licenciamento ambiental dos projetos de infraestrutura e outros empreendimentos foi o tema da apresentação do secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia. Já o secretário do Planejamento Municipal, Marcio Bins Ely, abordou a revitalização da orla central e centro histórico de Porto Alegre e seus reflexos. Para finalizar, a promotora de justiça da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Ana Marchezan, falou sobre a posição preventiva do Ministério Público Estadual frente às obras de infraestrutura e empreendimentos privados para a Copa 2014.

Também participaram do evento como mediadores dos temas o vice-presidente da FIERGS, Humberto Busnello, o coordenador do Coinfra, Ricardo Portella Nunes, o coordenador do Codema, Torvaldo Marzolla Filho, o coordenador do Grupo Temático de Telecomunicações do Coinfra, Carlos Garcia, e o especialista em Direito Ambiental, Marcino Rodrigues Jr.

Publicado quinta-feira, 26 de Maio de 2011 - 0h00