Você está aqui

Prêmio Distinção Indústria 2012 destaca produtos inovadores

Produtos e processos inovadores das empresas Braskem (Triunfo), BCM Engenharia (Porto Alegre) e Rentank Industrial (Alvorada) receberam o Prêmio FIERGS/CIERGS Distinção Indústria 2012. "A premiação ocorre na semana em que se comemora o Dia da Indústria. Estamos, assim, entrelaçando o simbolismo da inovação com a data nacional da indústria. Homenageamos não só os premiados desta noite, mas todos os industriais que no seu conjunto são um exemplo de superação e de vocação empreendedora. Os empresários no Brasil são heróis e são teimosos. Ou seja: são heróis teimosos", afirmou o presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller, na cerimônia realizada nesta terça-feira (22), à noite.

Receberam a premiação o diretor da BCM Engenharia Ltda, José Luiz Bozzetto; o diretor de Planejamento da Rentank Industrial Ltda, Braulio Steffanelo; e o integrante do Conselho de Administração da Braskem, Alfredo Lisboa Ribeiro Tellechea. "Aplaudimos essas indústrias que, com visão estratégica, decidiram investir em pesquisa e inovação, a chave do desenvolvimento das nações. Pesquisa e inovação, no entanto, dependem de um fator hoje reconhecido em todo o mundo. Trata-se da educação, educação de qualidade, educação com "E" maiúsculo. Educação que efetivamente conduza ao conhecimento. O Sistema FIERGS, por meio do Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi, está integralmente comprometido com a educação", salientou Heitor José Müller.

De acordo com o presidente do Sistema FIERGS, o caminho que se percorre no cotidiano das empresas é repleto de desafios. "Poderia enumerar uma série de problemas que afetam negativamente a competitividade dos produtos industriais quando saem das linhas de montagem. Mas, como esta noite é uma ocasião festiva, prefiro reafirmar a crença de que podemos construir uma nação desenvolvida, que beneficie toda a sociedade através do fortalecimento e da expansão das empresas privadas. A continuidade da queda dos juros, a nova administração do câmbio, o fim da chamada guerra dos portos e a abertura para a desoneração de custos das organizações são sinais animadores", destacou Müller.

BCM Automação − Até chegar às residências e indústrias, a energia elétrica percorre um longo caminho e precisa do empenho de especialistas na otimização dos processos de geração, transformação e distribuição. Para contribuir com esse trabalho, a BCM Automação, fabricante de equipamentos eletrônicos para automatização de máquinas e processos industriais, de Porto Alegre, desenvolveu o IARDS (Inteligência e Automação da Rede Distribuição Elétrica Subterrânea). O produto é destinado a monitorar, automatizar e controlar subestações de distribuição de energia localizadas em galerias abaixo do solo. Utilizar esse tipo de rede é uma solução e tendência mundial em substituição às fiações aéreas, por proporcionar mais segurança e contribuir com a estética das cidades.

Rentank Industrial − A descoberta do pré-sal trouxe oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias e novas cadeias produtivas. Essa realidade contribuiu para que a Rentank Industrial, de Alvorada, criasse o contentor CGCF Rentank, um tanque de alta segurança, próprio para transportar, movimentar e armazenar materiais corrosivos utilizados pelas empresas que atuam no setor de petróleo. O equipamento foi gerado a partir de um desafio lançado pela indústria

petrolífera.

Braskem − A sustentabilidade é um tema mundial e está presente na estratégia de atuação e gestão das indústrias. Inserida neste contexto, a Braskem, de Triunfo, fabricante global de resinas termoplásticas, lançou a primeira opção em fonte 100% renovável e certificada mundialmente, o polietileno verde. Com capacidade de 16 milhões de toneladas de itens petroquímicos, a indústria conta com 35 unidades.

Publicado Terça-feira, 22 de Maio de 2012 - 0h00