Prêmio FINEP será entregue nesta quinta-feira

Evento acontece na FIERGS

O Prêmio Finep − Região Sul será entregue amanhã, (4), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, a partir das 14h30min. Os jurados, membros das comunidades acadêmica e empresarial dos Estados da região, se reuniram no final de agosto para avaliar os 182 projetos inscritos nas categorias Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, e Inovação Social. São finalistas nove propostas de Santa Catarina, seis do Paraná e três do Rio Grande do Sul. O julgamento e a premiação da etapa nacional acontecem em novembro, em Brasília. A organização do Prêmio Finep no Rio Grande Sul foi feito em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), integrante do Sistema FIERGS.

A categoria Produto, com 83 projetos, teve o maior número de inscrições da região. Em segundo lugar veio Processo, com 26 projetos. A categoria Pequena Empresa foi a que mais cresceu em relação ao ano passado, chegando em 2007 a 24 propostas. Inovação Social recebeu 23 inscritos. Foram elencadas também 18 instituições de Ciência e Tecnologia; enquanto Média/Grande Empresa teve oito inscrições.

O Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica visa estimular os esforços inovadores de empresas, cooperativas e instituições de ciência e tecnolgia que geram resultados positivos para a sociedade brasileira. Surgiu em 1998, na região Sul, com 48 projetos inscritos. No ano de 2000 foi lançado em todas as regiões do país, com 279 inscrições. Agora, em 2007, atingiu o número de 732 propostas.

Publicado quarta-feira, 3 de Outubro de 2007 - 0h00