Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho é entregue a 14 empresas

Investir em práticas de gestão e valorização dos colaboradores fez com que 14 empresas gaúchas fossem destacadas pela 14ª edição do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT), promovido pelo Serviço Social da Indústria, entregue na tarde desta terça-feira (22), na sede da FIERGS. Destas, oito disputarão o PSQT nacional, em 5 de abril, em São Paulo. "São ações como estas, de melhorias de gestão, que demonstram a força da indústria gaúcha e brasileira", afirmou o superintendente regional do Sesi-RS, Edison Lisboa. "Desta forma, vamos conseguir construir juntos algo maior que é o desenvolvimento e a sustentabilidade", salientou.

Na área de Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável, a DSM Elastômeros do Brasil Ltda. (categoria média empresa), de Triunfo, se classificou para a etapa nacional elaborando um Sistema de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente. "O resultado já são mais de 5 mil dias sem acidentes com afastamento, ausência de doença ocupacional e de incidentes de impacto ambiental", conta o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa, José Paulo de Cândido. A Iesa Óleo e Gás S/A, de Rio Grande, foi a segunda colocada nesta categoria e também está na disputa nacional.

Em Cultura Ocupacional, a vencedora na categoria média foi a Marelli Móveis para Escritório Ltda., de Caxias do Sul, que obteve pontuação para a competição nacional. Com o objetivo de oferecer um ambiente de trabalho no qual os colaboradores sintam-se pessoas ativas, responsáveis, autônomas, críticas e atuantes no seu contexto, a prática consiste em uma gestão flexível, que valoriza as relações no trabalho e estimula o autodesenvolvimento. "Os resultados se refletem no perfil da equipe composta por colaboradores participativos e com visão crítica e empreendedora, focada e comprometida com os objetivos da organização. É a Força da Filosofia Marelli", diz o gerente de Recursos Humanos, Adair Citton. A Higra Industrial Ltda., de São Leopoldo, na categoria micro e pequena, também se classificou para a etapa nacional.

A Paramount Têxteis Indústria e Comércio Ltda., de Sapucaia do Sul, ganhou na categoria grande empresa em Gestão de Pessoas, com a Creche Paramount Têxteis, e conseguiu pontuação para a disputa nacional. Por ter mão de obra predominantemente feminina (70%), e com a fábrica atuando em sistemas de turnos, desde 1962 a empresa conta com uma creche. Em 2008, passou por uma ampla reforma física e pedagógica. Hoje, atende 38 crianças nos três turnos, entre 80 dias e dois anos. "A creche tem um conceito muito positivo e as mães ficam tranquilas para trabalhar, pois sabem que as crianças estão bem cuidadas", destaca a gerente de Recursos Humanos, Patrícia Campos. A DSM Elastômeros Brasil Ltda., vencedora na categoria média, estará na disputa nacional também nesta área.

Já em Inovação, a Bartzen Indústria e Comércio de Móveis Ltda., de Bom Princípio, ganhou na categoria média empresa e também está na etapa nacional do PSQT. O trabalho vencedor foi um sistema de qualidade implantado pela Bartzen, o SBQT, composto por práticas como visitas técnicas, integração de pessoal, pesquisa de clima organizacional, programa treinar, programa 5´S, auditoria da qualidade e grupo de melhorias. Alcindo Heberle, gerente industrial da Bartzen, reforça que o SBQT é um programa que agrega qualidade, tanto na vida do trabalhador, quanto nos processos industriais, havendo satisfação do cliente interno e externo. A segunda colocada na mesma categoria, Fusopar Parafusos Ltda., de Caxias do Sul, também estará em São Paulo.

Publicado Terça-feira, 22 de Março de 2011 - 0h00