Presidente da FIERGS fala em Lima sobre oportunidades na produção alimentar

A América do Sul pode desempenhar papel de fornecedor mundial de alimentos, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, no seu pronunciamento durante o Encontro Empresarial América do Sul e Países Árabes (Aspa CEO Summit 2012), nesta segunda-feira (1º), na cidade de Lima, no Peru. No painel Segurança Alimentar, o industrial falou sobre o potencial brasileiro nesse contexto. "É possível expandir a área para agricultura no País, chegando a quase 500 milhões de toneladas de grãos por ano. Temos condições de fazer isso com a melhor tecnologia tropical do planeta e com a mais perfeita sustentabilidade. Para isso, basta uma estratégia adequada, investimentos em irrigação, infraestrutura e preços de mercado menos voláteis, e o Brasil seguirá líder do agronegócio sustentável", salientou.

O industrial relatou que nos últimos 20 anos a área plantada no País avançou 37% e a produção, 178%. O agronegócio brasileiro responde por 23% do PIB e 37% dos empregos. "Temos terra, água e sol. São 3,3 mil horas de insolação por ano e acumulamos mais de 15% de toda a água doce do planeta", afirmou. Para Müller, o papel da tecnologia é fundamental na ampliação da produção alimentar. "A agricultura de precisão é bem mais produtiva. Na colheita, por exemplo, a tecnologia de equipamentos evita a perda de grãos, que já chegou a 20% em outras épocas", comentou.

Entre as questões fundamentais a serem trabalhadas no comércio de alimentos entre o Oriente Médio e a América Latina, o presidente da FIERGS cita a volatilidade dos preços e os subsídios dos países ricos. "Acredito que acordos de longo prazo trariam mais tranquilidade aos nossos produtores, os quais arriscariam maiores valores de investimentos, tanto para elevar quanto para melhorar a produtividade da sua produção. Os altos e baixos dos preços impactam negativamente no espírito empreendedor de quem produz. De outro lado, os preços sazonais nem sempre são repassados aos consumidores, frustrando o aumento do consumo", disse Müller.

Cooperação inter-regional − A Aspa CEO Summit 2012 reúne líderes empresariais para aprofundar a cooperação inter-regional. O presidente do Peru, Ollanta Humala Tasso, destacou em seu discurso que o encontro é uma oportunidade para "as regiões estreitarem vínculos" e complementa a agenda dos líderes políticos. O dirigente disse que os países árabes e sul-americanos são "pujantes e empreendedores", o que pode facilitar o intercâmbio comercial. Sobre a econômica mundial, Tasso reforçou que a América do Sul "é a mais dinâmica e emergente do mundo, que mantém altas taxas de crescimento e estabilidade macroeconômica".

O evento, conforme Heitor José Müller, é uma oportunidade para a realização de negócios e a atração de investimentos. "A nossa presidenta Dilma Rousseff anunciou parcerias público-privadas para ampliação e melhoramentos em rodovias e ferrovias. Já estão previstos anúncios da área de portos e aeroportos. Haverá, portanto, muitas e boas oportunidades de investimentos no segmento de infraestrutura. Investimentos indispensáveis até para a futura movimentação da nossa safra agrícola, que está crescendo em volume ano a ano. Na área de irrigação das lavouras também há importantes oportunidades, tanto para a construção de reservatórios para retenção e acumulação de água da chuva quanto para a implantação de modernos equipamentos de irrigação", relatou Müller.

Também integram a comitiva gaúcha os vices-presidentes da FIERGS Gilberto Porcello Petry e Humberto César Busnello, o vice-presidente do CIERGS, Carlos Alexandre Geyer, e o diretor do CIERGS, Marcos Odorico Oderich. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) responde pela coordenação dos trabalhos da delegação brasileira.

Publicado segunda-feira, 1 de Outubro de 2012 - 0h00