Presidente do BNDES participa do lançamento do primeiro Comitê de Inovação no Brasil

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, participará do lançamento do Comitê de Inovação do Estado, que será implantado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), na próxima segunda-feira (30), às 9h30min. A unidade gaúcha é a primeira do Brasil a ser instituída pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) como parte do comitê de Mobilização Empresarial da Inovação (MEI).

O tema da palestra do presidente do BNDES será "O papel estratégico da inovação para a competitividade da indústria". A programação terá ainda apresentação do funcionamento do Comitê de Inovação RS e do MEI, bem como dos editais CNI/Sebrae e MCT/Finep. O evento contará com as presenças do secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Elias, do presidente da FIERGS, Paulo Tigre, do diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, e empresários e autoridades gaúchas.

A previsão da CNI é criar mais cinco comitês estaduais ainda neste ano e expandir a iniciativa para todo o País a partir de 2011. Além do Rio Grande do Sul, devem implantar o comitê em 2010 Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. As unidades estaduais orientarão o trabalho dos núcleos de inovação.

O Comitê de Inovação do Rio Grande do Sul, que será coordenado por Ricardo Felizzola, presidente da HT Mícron, e terá como integrantes os seguintes industriais: Aderbal Fernandes Lima (diretor-executivo da Novus Produtos Eletrônicos Ltda), André Bier Gerdau Johannpeter (presidente da Gerdau S.A), David A. Randon (diretor-presidente da Randon S.A Implementos e Participações), Humberto César Busnello (diretor da Toniollo, Busnello S.A), José Antônio Martins (conselheiro de Administração da Marcopolo S.A), Luiz Francisco Gerbase (presidente da Altus Sistemas de Informática S.A), Marcus Coester (vice-presidente da Coester Automação Ltda), Mathias Elter (diretor-superintendente da TMSA) e Nestor Perini (diretor-presidente da Lupatech S.A).

Publicado sexta-feira, 27 de Agosto de 2010 - 0h00