Presidente do Uruguai defende na FIERGS a união de competências na América Latina

O presidente do Uruguai, José Mujica, declarou na sede da FIERGS, na quarta-feira (9), que os países da América Latina precisam somar suas competências para crescer e enfrentar as turbulências econômicas globais. "Para ser forte em um mundo tão competitivo e em acelerada mudança, é necessária uma nova visão política. Por isso estamos aqui. Para que as diferenças sejam superadas com os interesses comuns", afirmou em seu discurso, destacando que o setor industrial uruguaio e brasileiro tem um papel estratégico nesse contexto.

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, falou sobre o esforço da entidade pela cooperação entre países do continente americano. "Sempre animaram a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul os conceitos mais importantes da integração latino-americana na prática do convívio intenso e do relacionamento bilateral. Além da proximidade geográfica, cultivamos laços culturais e econômicos muito fortes com o Uruguai", afirmou Müller. "Será importante vislumbrar o espaço atual do comércio relacionado às oportunidades futuras de intercâmbio". Müller saudou a presença da comitiva do país, e disse que este fato se situa no patamar mais alto de colaboração internacional, como exemplo concreto de uma parceria positiva entre dois povos vizinhos. "Em vez de competir, queremos cada vez mais cooperar".

A complementariedade das economias do Brasil e do Uruguai, por meio da integração das cadeias produtivas, foi defendida por Mujica no Encontro Empresarial RS-Uruguai. Disse que o fortalecimento econômico e social passa pela soma de competências dos governos e das empresas de ambos os países. "Para que os dois lados ganhem, precisamos remover as barreiras nas fronteiras e unir recursos tecnológicos e conhecimento. O melhor caminho é um sistema de alianças que não se resuma à questão tributária. Temos que usar a inteligência e a pesquisa. Essa será a batalha do futuro".

Sobre o papel da América Latina, o presidente uruguaio pregou que a região deve aproveitar toda sua fonte de recursos, tanto primária quanto de manufaturas, para se fortalecer diante das ameaças de outros blocos econômicos e, principalmente, da China e Índia. "Hoje, aqui, é um momento histórico. Empresários e governos estão conversando para viabilizar o trabalho conjunto. Somos grandes, mas não o suficiente para não sermos afetados pelas crises e mudanças que o mundo está passsando. Por isso a palavra-chave é aliança. Nós precisamos de vocês e vocês precisam de nós. Todas as nações da América Latina precisam uma da outra". Para Mujica, a integração também pressupõe boas condições de infraestrutura. Ele salientou que está tratando do tema com a presidenta Dilma Rousseff. "Um sistema ferroviário através de Rivera e Santana do Livramento, por exemplo, dará condições para efetivar o intercâmbio".

Müller observou que os avanços bilaterais formam um mosaico de situações além dos limites do âmbito comercial, dando suporte a diversas alternativas de intercâmbio. "Refiro, com muito orgulho, que o Sistema FIERGS faz parte dessa composição de interesses, seja na liderança e mobilização das empresas aqui estabelecidas, como demonstra este evento, seja através de ações diretas", disse ele. Neste aspecto, Müller citou o trabalho realizado pelo Sesi-RS em dois programas de grande alcance no Uruguai: o Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho e na Família e o Programa de Educação Alimentar e Nutricional Cozinha Brasil-Uruguai. Também o Senai-RS atualmente elabora um protocolo de intenções com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional daquele país.

O ministro da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Roberto Kreimerman, apresentou os fatores que tornam o seu país atraente para uma parceria: estabilidade institucional, política e social; forte incremento econômico; alto nível educacional e capital humano de qualidade.

Publicado quarta-feira, 9 de Novembro de 2011 - 0h00