Programa ViraVida forma primeira turma

A primeira turma do Programa ViraVida no Rio Grande do Sul recebeu seu certificado nesta quinta-feira, na sede da FIERGS. Os 20 jovens se formaram em Rotinas Administrativas, em curso do Senai-RS, e Auxiliar de Cozinha, do Senac. O projeto, desenvolvido por iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, promove a elevação da autoestima e da escolaridade dos participantes, que têm entre 16 e 21 anos, indicados por instituições sociais. "Os formandos devem sair desta cerimônia com a certeza de que a indústria brasileira estará sempre disposta a implantar e fortalecer iniciativas que sirvam para aplainar seus caminhos no amanhã", afirmou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, durante a cerimônia.

O processo socioeducativo está baseado em cursos profissionalizantes escolhidos conforme a demandas específicas do mercado, o perfil e as expectativas dos adolescentes e jovens. "O próximo passo será a busca por uma oportunidade de emprego para cada um dos alunos, que são qualificados e têm todas as ferramentas para mais essa conquista", informou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, um dos idealizadores do projeto.

As capacitações do programa integram formação profissional, educação básica e noções de autogestão. Também asseguram aos alunos atendimento psicossocial, voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares. Presente no evento, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos do governo federal, Maria do Rosário, deixou uma mensagem aos formandos. "Encarem a conclusão dessa etapa como uma oportunidade de virada no futuro de cada um de vocês. Os jovens somente serão o futuro do País se tiverem um presente feito de educação".

O Programa ViraVida atua em diversas frentes: na educação, no acompanhamento familiar e na busca de inserção no mercado de trabalho. Coordenado pelos Departamentos Regionais do Sesi, é realizado em parceria com instituições do Sistema S − Senai, lEL, Sesc, Senac, Sebrae, Sest/Senat. Os cursos implantados em outros Estados abrangem as áreas de Moda, Imagem Pessoal, Turismo e Hospitalidade, Gastronomia, Comunicação Digital, Administração e Química, e apresentam carga horária que varia entre 700 e 950 horas/aula, conforme a modalidade. O ViraVida já acontece em 20 Estados da federação.

Todos os participantes ganham uma bolsa de R$ 500,00, dos quais R$ 100,00 vão para uma conta poupança. Recebem ainda reforço escolar e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 1° a 4° série, atendimento psicossocial, atividades de lazer e formação profissional (Senai/Senac), oficinas de empreendedorismo (IEL/Sebrae), visitas culturais e aula de dança de rua, informática, inglês (todos oferecidos pelo Sesi), além de atendimento odontológico e nutricional.

Nesta sexta-feira (2), às 10h, na sede da FIERGS, acontece a aula inaugural das duas novas turmas, que terão, no total, 41 alunos.

Publicado quinta-feira, 1 de Agosto de 2013 - 0h00