Pronatec vai capacitar mais de 60 mil gaúchos

Uma sala de aula da Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, foi o cenário para o lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na manhã desta segunda-feira (26). "Iniciamos, aqui e agora, uma importante etapa na história do envolvimento do setor industrial com a educação, através desse ato de lançamento do Pronatec no Rio Grande do Sul. O Senai vai disponibilizar 32,5 mil vagas, ministrando 31 cursos diferentes de formação inicial continuada e 16 cursos técnicos de nível médio", afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, em seu pronunciamento. Serão mais de 60 mil pessoas beneficiadas no Rio Grande do Sul, tendo além do Senai-RS como parceiro, o Senac e escolas técnicas federais.

"A bagagem acumulada desde 1943, a partir desta escola, que foi o início do Senai no Estado, é a garantia de um futuro promissor, formando cidadãos e gerando novas oportunidades para a sociedade", lembrou Müller. O O governador Tarso Genro falou da importância da capacitação profissional. "Hoje se o cidadão quer trabalhar precisa de uma formação profissional e este programa dará esta oportunidade", salientou. O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, que coordena o programa no Estado, lembrou a parceria com as entidades empresariais. "É um esforço coletivo", disse ele, destacando que o governador Tarso Genro pediu que este deve ser um governo de resultados. "Este programa, tenho certeza, trará muitos resultados positivos que promovem a inclusão", concluiu.

Inicialmente serão 15 mil vagas, e em dois meses mais 15 mil serão abertas. Nesta etapa, estão contemplados os programas de Formação Inicial Continuada, tendo como prioridade as pessoas inscritas no Cadastro Único, e o de Ensino Médio, para alunos matriculados nos 2º e 3º anos do Ensino Médio. No total, o Plano Estadual de Qualificação Profissional disponibilizará mais de 60 mil vagas, que têm como objetivo capacitar as pessoas e proporcionar-lhes melhores condições de inserção no mercado de trabalho. Na primeira fase, mais de 120 municípios gaúchos estão abrangidos com cursos nas áreas de construção civil, indústria, comércio e serviços, em parceria com o Senai, Senac e governo federal.

Publicado segunda-feira, 26 de Março de 2012 - 0h00